Índice CNN: Líderes têm maior média de tempo de propaganda na TV

O Índice CNN desta quinta-feira (26) apresentou uma análise reveladora sobre a relação entre a posição dos candidatos nas pesquisas eleitorais e o tempo de propaganda na televisão.

Antonio Lavareda, renomado especialista em eleições, trouxe dados compilados pela equipe do Ipespe Analítica que demonstram a persistente relevância da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

De acordo com o estudo, existe uma correlação significativa entre a liderança nas pesquisas e o tempo de exposição na mídia tradicional.

Os números são contundentes: 85% dos candidatos que ocupam o primeiro ou segundo lugar nas pesquisas também possuem o maior ou segundo maior tempo de propaganda televisiva.

A força da televisão na era digital

Apesar do crescimento das redes sociais como fonte de informação, a televisão mantém sua influência no cenário eleitoral brasileiro.

Lavareda citou uma pesquisa recente realizada em São Paulo, onde 36% dos entrevistados apontaram a TV como principal meio de informação, seguida pelas redes sociais com 30%.

O especialista ressaltou que esses números não refletem a totalidade do alcance televisivo: “70% da população brasileira assiste TV. Isso significa aproximadamente 150 milhões de pessoas que acompanham novelas, futebol, telejornais e programação variada na TV aberta e fechada”.

Impacto nas campanhas municipais

A análise destaca o caso do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), cuja ascensão nas pesquisas é atribuída, em parte, ao tempo de exposição na televisão.

Lavareda enfatizou que a recuperação do atual prefeito nas intenções de voto está diretamente relacionada à sua condição de incumbente e ao expressivo tempo de propaganda eleitoral.

A menos de 10 dias para o primeiro turno das eleições municipais, o Índice CNN se consolida como uma ferramenta essencial para o eleitorado.

Combinando o agregador de pesquisas com as análises aprofundadas de Antonio Lavareda, o programa oferece uma cobertura abrangente e baseada em dados, auxiliando os eleitores a chegarem mais bem informados às urnas no dia 6 de outubro.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Índice CNN: Líderes têm maior média de tempo de propaganda na TV no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.