Técnico de judoca brasileiro esbraveja contra arbitragem: “É uma vergonha!”

Minutos após Rafael Macedo ter perdido a disputa pela medalha de bronze, o técnico da Seleção Brasileira de Judô, Kiko Pereira, reclamou ostensivamente da arbitragem.

Em entrevista à TV Globo, Kiko Pereira esbravejou e contestou a aplicação do terceiro shido para Rafael. Na reta final da luta, Macedo atingiu o rosto do francês Maxime-Gael Ngayap Hambou com uma das pernas. Como eles já haviam sido penalizados com dois shidos, a arbitragem desclassificou o brasileiro.

“É uma vergonha! Até agora eu não entendi, alguém entendeu aí? Não entendi, pega a câmera. Arrumou o kimono, fez assim para ele [movimento de puxar o tecido da vestimenta]”.

Vale ressaltar que um judoca não pode tocar o rosto do adversário com a mão, o braço, o pé ou uma das pernas. Além da rapidez do lance, Rafael havia aplicado um ippon no francês no mesmo momento.

Rafael Macedo não questionou arbitragem

Em entrevista à Itatiaia, Rafael Macedo falou sobre a arbitragem da luta. “Nunca vou criticar a arbitragem. Eles têm inúmeras câmeras e eles vão sempre buscar a justiça dentro da luta. Fiz minha parte e fiz tudo que estava dentro do meu alcance”, disse o judoca.

Rafael Macedo em Paris 2024Na estreia, o brasileiro superou o holandês Noël van’t End. Nas oitavas de final, a vitória foi sobre o romeno Alex Cret. Já nas quartas de final, Rafael Macedo foi derrotado pelo espanhol Tristani Mosakhlishvili e, com isso, foi para a repescagem.

Na “primeira fase” da repescagem, na manhã desta quarta-feira (31), Rafael Macedo venceu o sul-coreano Han Ju-yeop após ter aplicado dois wazaris.

Quem é Rafael Macedo

Paulista de São José dos Campos, Rafael Macedo, de 29 anos, já passou por períodos de treinamentos com Mayra Aguiar e Felipe Kitadai, medalhistas de bronze em edições de Jogos Olímpicos. Enquanto a judoca ficou no terceiro lugar mais alto do pódio em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, Kitadai também conquistou o bronze em Londres 2012.

Há cerca de dez anos, Rafael Macedo se prepara profissionalmente no Sogipa, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

No Instagram, Rafael Macedo acumula mais de 70 mil seguidores.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

  • YouTube
  • Tiktok
  • Instagram
  • Twitter

Este conteúdo foi originalmente publicado em Técnico de judoca brasileiro esbraveja contra arbitragem: “É uma vergonha!” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.