Hezbollah confirma morte do comandante alvo do ataque de Israel ao Líbano

O Hezbollah confirmou que o comandante Fu’ad Shukr foi morto em um ataque israelense nos arredores da capital do Líbano, tornando-o a figura mais sênior do grupo a ser morta em quase 10 meses de conflito com Israel.

“Celebramos o grande líder jihadista, querido e amado irmão Fu’ad Shukr (Moshin) como um grande mártir no caminho para Jerusalém”, disse o Hezbollah em comunicado nesta quarta-feira (31).

Israel havia dito que seu ataque em Beirute na terça-feira (30) matou Shukr, a quem culpou pelo ataque de sábado nas Colinas de Golã ocupadas por Israel.

O Hezbollah apoiado pelo Irã negou qualquer envolvimento no ataque de Golã.

 

O líder do grupo apoiado pelo Irã, Hassan Nasrallah, emitirá uma declaração na quinta-feira (1º) no funeral de Shukr, acrescentou o comunicado: “Quanto à nossa posição política sobre este ataque hediondo e crime grave, ela será expressa amanhã pelo secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, no cortejo fúnebre do líder martirizado”.

Shukr era um conselheiro de Nasrallah, de acordo com fontes do Hezbollah e o anúncio do exército israelense sobre sua morte.

O ataque israelense atingiu os subúrbios ao sul de Beirute, um reduto do Hezbollah, ao anoitecer de terça-feira (30). Foi a segunda vez que a área foi atingida desde outubro, quando o Hezbollah e Israel trocavam ofensivas paralelamente à Guerra de Gaza.

O ataque a Beirute aconteceu horas antes do assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, nas primeiras horas desta quarta-feira (31) no Irã. O episódio alimentou ainda mais os temores de uma escalada mais ampla no Oriente Médio. O Hezbollah é um aliado do Hamas.

Com informações da Reuters.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Hezbollah confirma morte do comandante alvo do ataque de Israel ao Líbano no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.