Um dia antes da convenção, o colegiado nacional da federação PSDB-Cidadania aprovou, nesta sexta-feira (26), por unanimidade, a candidatura do apresentador José Luiz Datena (PSDB) à Prefeitura de São Paulo.
Ainda foi aprovada a chapa de vereadores, que terá 55 candidatos.
A medida é necessária, de acordo com o estatuto da federação. Ele estabelece que em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso da capital paulista, a aprovação de candidatos e coligações deve ser submetida ao colegiado nacional. São Paulo tem 9,3 milhões de eleitores.
A decisão acontece em meio a um movimento de uma ala do PSDB contra a candidatura de Datena. O ex-presidente do partido na capital paulista, Fernando Alfredo, chegou a lançar sua pré-candidatura na quinta-feira (25).
Segundo o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, a convenção municipal do PSDB neste sábado (27) servirá para a confirmação do candidato a vice-prefeito na chapa, cujo nome será anunciado pelo próprio Datena.
O evento está marcado para começar a partir das 10h, no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Será a primeira vez que o apresentador concorrerá a um cargo na política. Em outras quatro eleições, ele manifestou interesse, mas em todas desistiu antes mesmo de ser oficializado:
- 2016: Prefeito de São Paulo, pelo PP
- 2018: Senador por São Paulo, pelo antigo Democratas, hoje União Brasil
- 2020: Vice-prefeito de São Paulo, pelo MDB
- 2022: Senador por São Paulo, pelo antigo PSC, que foi incorporado ao Podemos
Quando lançou sua pré-candidatura nas eleições deste ano, Datena afirmou que iria “até o fim”.
Saiba o que é a zerésima e sua importância para a segurança da votação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Candidatura de Datena à Prefeitura de SP é aprovada pela federação PSDB-Cidadania no site CNN Brasil.