É #FAKE que Janja participou da escolha do uniforme do Brasil para Olimpíadas de Paris


Comitê Olímpico do Brasil e Riachuelo, responsáveis pela criação da vestimenta, afirmaram que a primeira-dama não teve nenhuma participação no processo criativo ou confecção. É #FAKE que Janja participou da escolha do uniforme da delegação brasileira para Olímpiadas de Paris
Montagem g1
Circula nas redes sociais que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, teria participado da escolha dos uniformes da delegação brasileira usados na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. É #FAKE.
selo fake
g1
A publicação enganosa usa o recorte de um vídeo no qual Janja , esposa do presidente Lula (PT), conta para um grupo de atletas que vai comparecer à cerimônia de abertura das Olimpíadas e que a roupa do desfile foi bordada por bordadeiras de Timbaúba dos Batistas — as mesmas que confeccionaram seu vestido de noiva. A imagem ainda é acompanhada do texto: “uniforme olímpico teve influência de Janja. Está explicado!”.
Procurado pelo Fato ou Fake, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou que a alegação é falsa. A primeira-dama não teve nenhuma participação no processo criativo ou de confecção dos uniformes olímpicos.
Segundo informações do site oficial do COB, a Riachuelo é uma das quatro marcas patrocinadoras do Time Brasil e a responsável pela produção dos uniformes de viagem e da cerimônia de abertura, utilizados por todos os atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos.
✅Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
Ao Fato ou Fake, a marca também afirmou que o conteúdo é falso. “Os uniformes foram 100% co-criados pelo time do Comitê Olímpico Brasileiro e da Riachuelo, de forma totalmente independente”, disse em nota.
A confecção das jaquetas jeans dos atletas ainda contou com a participação das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade do interior do Rio Grande do Norte. Elas são responsáveis pelo bordado das araras, tucanos e onças das peças. O trabalho delas ganhou repercussão em maio de 2022, quando produziram o vestido de noiva de Janja.
Jaqueta usada por atletas brasileiros foi bordada por bordadeiras de Timbaúba dos Batistas
Alexandre Loureiro/COB
Por meio da busca reversa de imagem no Google, também foi possível descobrir que as imagens utilizadas para espalhar desinformação foram retiradas do YouTube do governo federal e publicadas em 11 de julho deste ano (veja aqui a partir de 18min47s).
Na ocasião, o presidente Lula (PT) recebeu atletas olímpicos e paralímpicos no Palácio do Planalto. No encontro, a primeira-dama aproveitou para compartilhar a coincidência sobre as bordadeiras terem confeccionado a jaqueta dos atletas e o seu vestido de noiva. Em nenhum momento da transmissão ao vivo, ela declarou que participou da escolha dos uniformes olímpicos.
Até a última atualização da reportagem, a assessoria de imprensa da Janja não se manifestou sobre a desinformação.
Polêmica dos uniformes
Desde que o Comitê Olímpico Brasileiro revelou a coleção de uniformes para as Olimpíadas de Paris, o design dos looks tem sido alvo de críticas e memes nas redes sociais. A cantora Anitta também se manifestou contra e afirmou que a vestimenta “representa exatamente como o atleta é tratado no país”.
Em resposta, o presidente do COB, Paulo Wanderley, disse que o evento “não é Paris Fashion Week, são os Jogos Olímpicos. Então nosso foco está nisso”.
A coordenadora de Desenvolvimento Econômico e Artesanato do Município e presidente da Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas, Jailma Araújo, também rebateu as críticas. “Temos muito orgulho nosso trabalho”, reforçou.
É #FAKE que Janja participou da escolha do uniforme da delegação brasileira para Olímpiadas de Paris
Montagem g1
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.