Cerca de 2 mil trabalhadores da GM fazem paralisação contra demissões em São José dos Campos


Segundo o sindicato que representa a categoria, 50 funcionários foram demitidos nessa semana. General Motors, em São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
Trabalhadores da General Motors (GM) em São José dos Campos, no interior de SP, decidiram paralisar a produção na unidade na tarde desta sexta-feira (26). O protesto de cerca de dois mil trabalhadores teve início após demissões demissões ocorridas na fábrica nesta semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a GM demitiu cerca de 50 operários, sendo que 30 deles foram dispensados ainda nesta sexta-feira. A paralisação aconteceu das 13h às 15h, após assembleia entre os funcionários e o sindicato.
Com a paralisação, o órgão disse que cerca de 50 carros, entre os modelos S10 e Trailblazer, deixaram de ser produzidos.
Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos disse que repudia os desligamentos e que essas demissões não foram negociadas previamente com a entidade.
“O Sindicato exige que a empresa reveja os cortes e iniciou, junto aos metalúrgicos, a luta por estabilidade no emprego”, disse.
O órgão apontou ainda que as demissões que começaram na segunda-feira (22) atingiram trabalhadores de todos os setores da unidade em São José, sendo que boa parte deles são aposentados.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
O Sindicato disse que a GM alegou que as demissões fazem parte do processo de reestruturação da fábrica, que foi iniciado no ano passado.
Procurada pela reportagem, a montadora ainda não se manifestou. A matéria será atualizada assim que a GM se manifestar.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.