Inovações fortalecem segurança nos canteiros de obras

Construtora integra treinamentos, tecnologia e programa de inovação; pesquisa aponta que construção civil investiu mais de R$ 296 milhões em segurança do trabalho em 2023

Assegurar a saúde e segurança dos trabalhadores da construção civil tem sido uma prioridade na gestão de grandes construtoras. Atualmente, o Paraná ocupa o quinto lugar no Brasil em notificações gerais de acidentes de trabalho, conforme o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho — Smartlab. 

Mas, no que depender da construção civil, essa estatística tende a mudar. Dados do setor mostram que os investimentos na área estão em ascensão, assim como a demanda por profissionais especializados em segurança do trabalho. 

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) revela que, em 2023, a construção civil e a incorporação imobiliária investiram mais de R$ 296 milhões em segurança do trabalho. Esse montante representa um aumento de aproximadamente 74% em comparação a 2022 e tem impactado positivamente na redução de acidentes nos canteiros de obras. 

Os dados da pesquisa mostram que, em maio deste ano, os valores da Taxa de Frequência (TF) e Taxa de Gravidade (TG), que medem os números de acidentes e de afastamentos por milhão de horas trabalhadas em 913 obras em andamento no país, foram classificadas  como “muito bons”, seguindo os parâmetros da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Com uma cultura de prevenção consolidada e sendo referência no mercado de construção civil há 59 anos, o Grupo A.Yoshii investe na integração de metodologias para preservar a saúde e segurança de todos os seus colaboradores. Atualmente, o Grupo emprega cerca de cinco mil trabalhadores, entre empregados diretos e terceirizados. 

No primeiro semestre de 2024, o Grupo A.Yoshii investiu na área de segurança do trabalho, promovendo mais de 25 mil horas de treinamento englobando 24 temas relacionados à proteção e saúde. “Todo esse investimento resultou na redução do número de acidentes, no aumento da produtividade, no maior conhecimento das equipes sobre possíveis riscos e áreas críticas, no maior engajamento dos colaboradores e, principalmente, na consolidação da cultura de prevenção dentro da empresa”, afirma o engenheiro civil e gerente do SEESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Grupo A.Yoshii, Marcio Paschoalinotto.

Ele ressalta que as taxas alcançadas no primeiro semestre deste ano são reflexo da cultura de prevenção presente na construtora. Segundo os indicadores da OIT, a Taxa de Frequência do Grupo é de 9,32 e a Taxa de Gravidade é de 191,46. “Para serem consideradas muito boas, essas taxas  devem atingir até 20 para TF e até 500 para TG. Nossos números mostram que estamos no caminho certo. Assegurar a segurança dos trabalhadores não só reduz os acidentes, mas também aumenta a produtividade e o engajamento das equipes, garantindo benefícios para todos os envolvidos.” 

Ideias e tecnologias na prática

Uma das metodologias associadas aos treinamentos no Grupo A.Yoshii é o INOVA.YOSHII, um programa de inovação aberta e interna focado no desenvolvimento de soluções disruptivas, criativas e inovadoras. O programa visa atrair diferenciais competitivos para as áreas operacional e estratégica do setor da construção civil, envolvendo colaboradores, fornecedores do mercado e startups

Segundo Paschoalinotto, quase 20% das ideias aprovadas em 2023 no programa INOVA.YOSHII foram na categoria de segurança do trabalho. Exemplos incluem a instalação de telas piso a piso na entrada do poço do elevador, fixação de tirantes nas bandejas, além da proteção para as mãos no manuseio de carrinhos de movimentação de argamassas. “O programa possibilita aos colaboradores o desenvolvimento de propostas de melhorias para o canteiro de obras, contribuindo para um ambiente de trabalho seguro e saudável”, destaca. 

Além disso, os engenheiros e técnicos  de segurança do trabalho utilizam um aplicativo que aponta os desvios em obras em andamento. “É uma forma de prevenção, pois com o alerta de desvio disparado pelo aplicativo para todos os engenheiros, podemos tomar providências imediatas para evitar possíveis acidentes”, explica. 

Ainda dentre as boas práticas, o Grupo adota um manual de comunicação para facilitar a compreensão padronizada em todas as áreas de serviços, e o caderno de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, que assegura a certificação e eficácia de todos os acessórios adquiridos pela empresa. 

Profissão em alta

Além dos investimentos na área, as oportunidades para profissionais de segurança do trabalho também estão em alta. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2023, a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho teve o maior número de registros profissionais emitidos no país, totalizando cerca de 24 mil registros. Apenas no Paraná, existem aproximadamente 25 mil profissionais atuando nessa área.

No Grupo A.Yoshii, o departamento de segurança do trabalho conta atualmente com 59 profissionais, incluindo seis engenheiros de segurança do trabalho e dois arquitetos, responsáveis pela validação dos Projetos de Segurança. “A construtora possui um setor voltado exclusivamente aos projetos de segurança, nos quais arquitetos elaboram planos de proteção periférica, guarda-corpos e acesso às obras, visando  sempre o bem-estar dos colaboradores. Investir na formação, preservar a saúde e garantir a segurança do capital humano são princípios fundamentais da  filosofia e estratégia do Grupo A.Yoshii. Esses valores essenciais sustentam a cultura empresarial e fortalecem o sucesso da construtora”, enfatiza o engenheiro civil. 

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há 59 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshiiengenharia.com.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.