Semana do Patrimônio quer fortalecer identificação com bens culturais

Uma série de ações em todo país que visam fortalecer o sentimento de identificação do grande público com bens materiais e imateriais que compõem o patrimônio cultural brasileiro.

Esse é o objetivo da Semana do Patrimônio, que vai até domingo, com programações espalhadas por 23 estados brasileiros e o Distrito Federal.

 As ações são realizadas tanto nas capitais quanto em cidades que possuem escritórios técnicos do Iphan. Além das programações presenciais, também haverá eventos online e em formato híbrido, que podem ser acompanhados de qualquer lugar do país. 

As atividades fazem parte das comemorações do Dia do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17 de agosto, em alusão ao aniversário do advogado e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), responsável pela criação, em 1937, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), órgão que daria origem ao Iphan.

Entre os destaques estão exposições, seminários, palestras, mostras de cinema, visitas guiadas, rodas de conversa, apresentações musicais e oficinas. A programação completa pode ser conhecida no site juntocomvoce.iphan.gov.br.

Exposição na Caixa Cultural do RJ, mostra os bens imateriais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e sua importância para a história do país (Tomaz Silva/Agência Brasil)

© 24 12:02:25

Cultura Rio de Janeiro 12/08/2024 – 18:21 Roberto Piza / Fran de Paula Tatiana Alves – repórter da Rádio Nacional semana no patrimônio Iphan Bens Culturais segunda-feira, 12 Agosto, 2024 – 18:21 101:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.