A estreia da segunda temporada de “The Last of Us” da HBO foi ao ar no domingo (13) e, para ser sincera, temos mais perguntas do que respostas.
A primeira temporada terminou com Joel e Ellie se aproximando do refúgio de sobreviventes Jackson após uma angustiante viagem pelo país que culminou no final cheio de ação no hospital, onde Ellie estava pronta para se sacrificar aos Vagalumes para encontrar uma cura para o surto. Joel acabou salvando Ellie, matando qualquer um que ficasse em seu caminho e mentindo para ela sobre o que aconteceu no hospital.
Um salto temporal de cinco anos no primeiro episódio reinicia a história: Joel e Ellie agora têm uma vida em Jackson. Joel é um líder na comunidade trabalhando ao lado de sua cunhada Maria (Rutina Wesley) e começou a fazer terapia. Ellie é uma adolescente completa que é uma patrulheira entusiasmada e vive na garagem de Joel. Ela também ainda mantém sua imunidade em segredo. A dinâmica entre Joel e Ellie está diferente e seu relacionamento parece mais distante do que nunca.
O episódio de estreia nos levou ainda mais longe, com a introdução de novas ameaças e uma série de novos personagens, o que resultou em uma abertura de temporada que nos deixou com algumas grandes questões, descritas abaixo.
Quem é Eugene?
Durante a sessão de terapia de Joel e Gale (Catherine O”Hara), Gale usou um método não tradicional para incentivá-lo a se abrir sobre por que ele acha que Ellie pode estar brava com ele. Ela disse a Joel que “você não pode curar algo a menos que seja corajoso o suficiente para dizer em voz alta”, e o confrontou por matar seu marido Eugene em uma tentativa de curar seu próprio trauma como exemplo de como isso é feito. Gale reconheceu que Joel não teve escolha a não ser matar Eugene, mas não explicou o porquê, embora presumamos que foi porque ele havia sido infectado.
Sabemos que Gale é uma personagem original da série de TV e não apresentada no videogame, mas Eugene é um personagem do cânone do videogame “The Last of Us Part II”. No jogo, ele é um ex-membro dos Vagalumes que tinha uma esposa chamada Claire antes de morrer de derrame. O ator Joe Pantoliano foi escalado para aparecer como Eugene nesta temporada, talvez através de flashbacks, mas pouco mais se sabe sobre como os produtores incorporarão esse personagem na série.
Por que Ellie está brava com Joel?
O ponto crucial deste episódio focou na distância entre Joel e Ellie. Ellie é uma adolescente angustiada de 19 anos, frustrada com a superproteção de Joel, mas deve haver algo mais em jogo porque a distância entre os dois estava mais fria que as ruas de Jackson.
Será que Ellie já sabe a verdade sobre o que aconteceu no final da última temporada no hospital ou ela apenas suspeita que Joel não estava sendo honesto com ela e está guardando ressentimento por causa disso? Isso chegará a um ponto crítico mais adiante? Todos os sinais apontam que sim.
O mundo pós-apocalíptico ainda é homofóbico?
Como se o mundo de “The Last of Us” já não tivesse problemas suficientes, a estreia da temporada provou que não há apenas monstros fora dos portões de Jackson.
Tudo aconteceu durante uma celebração de Ano Novo quando Ellie e Dina (Isabela Merced) compartilharam um beijo no meio da pista de dança – na frente de todos os convidados e do ex-namorado de Dina, Jesse (Young Mazino).
Seth (Robert John Burke), dono de um bar local, interrompeu o momento mágico de Ellie e Dina, dizendo que eles estavam em um “evento familiar”. Depois que ele as chamou com um insulto homofóbico, Joel empurrou Seth ao chão em defesa de Ellie, o que pareceu chateá-la ainda mais. Foi uma cena completa e foi horrível. À medida que o relacionamento de Ellie e Dina se desenvolve, essa reação dos moradores vai se tornar um tema? Esperamos que não.
Antes que você pergunte, sim, espectadores de “Gossip Girl”, Seth é interpretado pelo mesmo ator que interpretou Bart Bass. Típico do Bart Bass ser horrível.
Por que Abby quer matar Joel?
Abby (Kaitlyn Dever) e sua equipe iniciam o episódio em um cemitério de Vagalumes próximo ao hospital do qual Joel e Ellie escaparam. Ela está angustiada e em luto, e parecia ter informações de que Joel matou um ente querido dela. (Não foi especificado quem.)
“Devagar”, disse ela, referindo-se a como queria matar Joel. “Nós o matamos devagar.”
Um dos homens de seu grupo sugeriu que eles se dirigissem a um grupo em Seattle, onde um homem chamado Isaac (Jeffrey Wright) poderia acolhê-los e ajudá-los a encontrar pistas sobre o paradeiro de Joel.
Após um salto temporal de cinco anos, Abby parece ter finalmente encontrado Joel em Jackson. Com um olhar aterrorizante de convicção em seu rosto, o episódio termina com Abby se aproximando lentamente dos muros de Jackson.
O que houve com os fungos nos canos?
No final do episódio, há um close dramático de um cano quebrado nas ruas de Jackson, do qual espirais de cordyceps vivos emergem. É sinistro e assustador, servindo como um excelente gancho para o que está por vir. Isso também pode ser o que o criador e produtor executivo Neil Druckmann estava sugerindo quando anteriormente provocou sobre a ameaça que Jackson enfrentaria.
Em uma entrevista à CNN em março, Druckmann disse que os espectadores poderão ver como seria “se uma horda inteira (de zumbis) penetrasse os muros de Jackson e entrasse” e que o público verá “o que está em jogo neste mundo para esta comunidade”.
Parece que será um evento repleto de ação quando acontecer, especialmente considerando o que Ellie observou quando ela e Dina encontraram uma garota infectada na estreia. Ela disse a Maria e ao conselho da cidade em determinado momento que eles eram muito mais inteligentes do que o zumbi sem mente comum sedento por sangue.
Segurem-se em suas cadeiras, pessoal.
Criador de “The Last of Us” sobre “vilões” da 2ª temporada
Este conteúdo foi originalmente publicado em “The Last of Us”: 2ª temporada estreia com mais perguntas que respostas no site CNN Brasil.