Leão XIV celebra 1ª missa como papa nesta sexta-feira

VATICANO, 9 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV retornará à Capela Sistina nesta sexta-feira (9) para celebrar sua primeira missa como pontífice, um dia após ter sido eleito líder da Igreja Católica no segundo dia do conclave.   

Sob os afrescos de Michelangelo, o norte-americano de 69 anos presidirá uma cerimônia com os cardeais da Igreja, tanto os 133 cardeais eleitores que o escolheram como sucessor do papa Francisco quanto aqueles com mais de 80 anos que não eram elegíveis para participar do conclave.   

Após a chaminé da Capela Sistina liberar a fumaça branca e o cardeal protodiácono, o francês Dominique Mamberti, aparecer na sacada da “Loggia Delle Benedizioni”, na Basílica de São Pedro, no Vaticano e proferir a famosa frase: “Habemus Papam”, Robert Francis Prevot fez seu primeiro pronunciamento e defendeu o legado de Jorge Bergoglio.   

Alinhado com a ala reformista do clero, Leão XIV evocou bandeiras do finado Francisco, morto em função de um AVC no último dia 21 de abril, como a defesa incansável da paz e a promoção de uma Igreja “missionária e aberta a pontes de diálogo”, bem como a “todos aqueles que precisam de nossa caridade, presença e amor”.   

Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, Leão XIV usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo. Para ele, a escolha do nome é uma clara referência à Doutrina Social da Igreja.   

Além da missa desta sexta, o novo pontífice recitará a oração do Regina Coeli na sacada central da Basílica de São Pedro, no próximo domingo (11), às 12h (horário local), destacou o porta-voz do Vaticano.   

Já na segunda-feira (12), às 10h, o papa Leão XIV se reunirá na Aula Paulo VI com todos os operadores de mídia credenciados na Sala de Imprensa da Santa Sé que cobriram os eventos das últimas semanas. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.