Festival de Cannes: Júri premiou obras com tom político, diz Flávia Guerra

O Festival de Cannes encerrou-se com um sabor especial para o cinema brasileiro. Wagner Moura foi laureado como Melhor Ator, enquanto Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio de Melhor Direção, marcando uma noite histórica para a produção nacional.

Segundo a crítica de cinema Flávia Guerra, que acompanhou a premiação na cidade francesa, o júri do festival deste ano demonstrou uma clara preferência por obras com forte teor político e que abordam o conceito de liberdade. “O júri de Cannes esse ano colocou esse statement, essa declaração de que o cinema também é um ato sociocultural. Não é político no sentido de partido, mas é político no sentido de se colocar no mundo e defender a liberdade de criação e de se contar histórias”, explicou Guerra.

Premiação justa e diversificada

A crítica de cinema destacou a justiça da premiação, ressaltando a trajetória de Kleber Mendonça Filho: “É bonito ver o Kleber vir construindo uma carreira que começou como crítico, aí passou por um filme sobre a crítica, passou por ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’, ‘Retratos Fantasmas’, ‘Bacurau’, que foi premiado aqui, ganhou o prêmio do júri e agora esse prêmio é muito lindo de direção”.

Entre os filmes premiados, destaca-se a Palma de Ouro para obra do diretor iraniano Jafar Panahi, “It Was Just an Accident”, que aborda temas sensíveis como tortura e liberdade individual. O filme conta a história de um grupo de ex-prisioneiros que reconhecem o passo de seu antigo torturador, levantando questões éticas e morais profundas.

“O Agente Secreto“, filme brasileiro premiado, também foi elogiado por sua abordagem sobre questões éticas e de liberdade individual, alinhando-se com a temática geral celebrada pelo júri nesta edição do festival.

Além de “O Agente Secreto”: conheça 5 produções de Kleber Mendonça Filho

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.