Ford F-150 Lightning: veja detalhes da picape elétrica exibida no Brasil

A Ford F-150 Lightning foi exibida ao público brasileiro pela primeira vez no fim de semana passado. A picape 100% elétrica ficou exposta no estande da marca no Festival de Interlagos, evento que reuniu centenas de amantes de automóveis no mais famoso autódromo do país. Confira abaixo os detalhes do veículo.

A Ford não tem previsão para o lançamento da nova versão da picape no Brasil. Entretanto, as possibilidades não são remotas, visto que, nos últimos anos, a marca ampliou a gama de veículos que importa oficialmente para o país.

O “sobrenome” Lightning já foi utilizado na Ford F-150, em suas nona (1992-1997) e décima (1997-2004) gerações — tendo a última ficado mais conhecida graças à franquia “Velozes e Furiosos”. Na época, a versão Lightning se propunha a apresentar mais esportividade na estrada.

Versões

Atualmente, nos Estados Unidos, a Ford F-150 Lightning é oferecida em quatro versões: XLT, Flash, Lariat e Platinum, com a versão de entrada partindo de US$ 63 mil (cerca de R$ 345 mil).

Havia, em 2023, uma versão mais barata (PRO) que deixou de ser oferecida nas Lightning modelo 2024.

Em termos tecnológicos, há poucas diferenças entre elas, e a versão de entrada já vem bem completa (o que provavelmente denota uma estratégia da Ford para atrair compradores da F-150 “tradicional” e suas concorrentes para a Lightning).

Câmeras de estacionamento com visão 360º e assentos dianteiros elétricos com aquecimento são, por exemplo, itens de série em todas as versões.

Performance e autonomia

Enquanto a versão XLT vem equipada de série com a Standard Range Battery, que oferece autonomia de até 386 km, as demais versões, equipadas com a Extended Range Battery, tem autonomia de até 514 km.

A potência varia de 452 cv (Standard Range Battery) a 580 cv (Extended Range Battery). O torque é de 106 nm em todas as versões.

A capacidade de reboque da picape varia de 2.268 kg (na versão de entrada) e vai até 3.855 kg na versão topo de linha. Há também um opcional que aumenta essa capacidade para 4.536 kg.

A Ford também oferece nessa picape uma função chamada Ford Home Backup Power, em que a picape funciona como um “powerbank”: se a casa do proprietário ficar sem abastecimento de energia elétrica, a picape pode abastecê-la por até dez dias.

Design

Poucos elementos visuais diferenciam a F-150 elétrica das demais. Além dos logos “Lightning” espalhados pelo veículo, a principal diferença está nos LEDs que vão de um lado a outro nos faróis e lanternas traseiras.

A grade dianteira também é sutilmente diferente, já que a picape não tem a mesma necessidade de arrefecimento de suas irmãs movidas à gasolina. Na dianteira, lugar onde, em picapes tradicionais, espera-se encontrar o motor à combustão, a Lightning possui um porta-malas com capacidade para 400 L.

O design interior dá bastante destaque para os elementos tecnológicos, como o painel 100% digital em TFT e a tela multimídia central de 15,5 polegadas — maior que a disponível nas versões à combustão.

Vendas e projeções

Embora a Ford F-150, somando todas as suas versões, tenha sido a picape mais vendida dos Estados Unidos em 2023 (750.789 unidades vendidas), apenas 24.165 delas eram versões do modelo Lightning. Ainda assim, ela foi a picape elétrica mais vendida do país em 2023.

Entretanto, esse reinado pode não durar muito tempo. Embora a F-150 Lightning tenha se mantido no topo de vendas em 2023 (mesmo com eventuais problemas na cadeia produtiva), a marca teve queda nos lucros em 2024 e prevê prejuízo com VEs.

Outro fator que pode prejudicar as vendas da marca é a chegada ao mercado de um novo concorrente: a Tesla Cybertruck. Após atrasos, a picape disruptiva da marca de Elon Musk iniciou sua produção no fim de 2023.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ford F-150 Lightning: veja detalhes da picape elétrica exibida no Brasil no site CNN Brasil.

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