Rio e Niterói recebem apoio de Lula para sediar Pan de 2031

Os prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro (RJ), e Rodrigo Neves, de Niterói (RJ), receberam, nesta sexta-feira (24), o apoio oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.

Segundo os gestores, as cidades já possuem cerca de 80% da infraestrutura necessária para receber o evento esportivo, o que reforça a viabilidade da proposta.

“O presidente [Lula] assinou a carta ao presidente da Panam [Organização Desportiva Pan-Americana], que é o comitê olímpico das Américas. Esse apoio do presidente Lula vai ser muito importante,” afirmou Rodrigo Neves.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou o reconhecimento, por parte de Lula, do protagonismo do Rio de Janeiro na organização de grandes eventos esportivos.

“Eu quero lembrar que, esse ano faz 50 anos da fusão do estado do Rio com a Guanabara. As duas cidades apresentaram essa candidatura em conjunto”, disse Paes, lembrando que, à época, o Rio era capital do Estado da Guanabara, enquanto Niterói era a capital do Estado do Rio de Janeiro.

“Claro que eu ainda estou tentando puxar a perninha de vela até Maricá, porque tenho uma devoção muito especial pela cidade, mas, enfim, vai ser Rio e Niterói com um protagonismo”, brincou o prefeito.

Em 2016, Paes se envolveu em uma polêmica ao chamar Maricá de “merda de lugar” em uma conversa telefônica tornada pública. No entanto, aparentemente reatou a relação com o município e, em 2022, foi nomeado cidadão honorário.

Rio de Janeiro e Niterói enfrentam a concorrência de Assunção, capital do Paraguai, que formalizou sua candidatura em dezembro do ano passado. A escolha da sede será anunciada em agosto de 2025, durante evento no Paraguai.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rio e Niterói recebem apoio de Lula para sediar Pan de 2031 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.