Relembro o caso da Grávida de Taubaté, histórico na TV brasileira

Taubaté, uma barriga enorme e um vestido estampado om as cores rosa e laranja são símbolo de um dos maiores memes e marcos gerados pela televisão brasileira. A história da “Grávida de Taubaté”, que ocorreu há 12 anos, é lembrada até os dias de hoje e ganhou um novo capítulo esta semana, com a volta da personagem principal mais de uma década depois.

Maria Verônica, grande responsável pela história que ganhou o país, voltou às redes sociais. Em um vídeo no YouTube, a ex-moradora de Taubaté revela como a conversão ao cristianismo a ajudou a superar o episódio do passado.

A polêmica que envolveu Maria Verônica teve início em 2012, quando ela alegou estar grávida de quadrigêmeos. No entanto, a mulher foi desmascarada após descobrirem que a barriga de grávida era, na verdade, uma prótese de silicone.

Na época, ela recebeu grande cobertura midiática e até participou de programas de TV. Em vídeo recente, ela explicou que o episódio ocorreu durante um período em que estava afastada da igreja e longe de Deus. “Venho com este canal retomar a minha identidade. Eu escolhi deixar Deus e viver uma vida do mundo”, disse.

Relembre o caso da “Grávida de Taubaté”

Choro ao vivo na TV

Espalhando para família e amigos que estava grávida de quadrigêmeos, Maria Verônica chamou, de início, a atenção da mídia local. Rapidamente, no entanto, ganhou notoriedade em grandes veículos de comunicação pelo caso inusitado. Não é tão comum uma gravidez de quadrigêmeos.

Maria Verônica ia a programas de televisão relatar sua história e dizer que não tinha dinheiro para pagar pelo enxoval do que eram suas quatro filhas: Maria Klara, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Maria Vitória, já que o casal já tinha um filho.

O caso estourou ainda mais quando a mulher realizou uma entrevista à Record exibindo a barriga em rede nacional.  Os apresentadores do programa Hoje em Dia, Chris Flores e Edu Guedes se mobilizaram para presenteá-la com fraldas, brinquedos e roupas. Guedes, inclusive, chegou a chorar ao vivo ao ouvir os relatos da mulher e o marido.

A farsa foi descoberta apenas alguns dias após o programa ir ao ar. Na época, se considerou que a jornalista Chris Flores foi crucial para isso acontecer. 

Enquanto Guedes chorava, Flores desconfiou do relato da mulher. Em participação no podcast Flash, em 2022, a jornalista relembrou e contou mais sobre o ocorrido.

“Ela chegou [no programa] com um suposto enfermeiro, que era um amigo dela, o filho e o marido. Eu dei meu livro assinado, conversamos. Ela levantava e sentava naturalmente, não fechava a conta, o pé perfeito, o peito bonito”, contou Flores.

Chris, que já havia estado grávida, estranhou a situação, já que seriam quatro bebês. “O programa estava chegando e eu falei na cara dela: ‘Eu não acho que você está grávida’”, disse no podcast. “Ela levantou rapidamente, chorou, o marido ficou nervoso, ela também. Ai eu falei: ‘Eu preciso saber, você abaixa um pouco da sua blusa que eu já vou ver a curvatura da barriga e vou saber’”.

Chris Flores pediu para que um colega repórter tentasse investigar a vida da moça. Ele, por sua vez, descobriu que um exame de ultrassom que ela havia feito fazia pouco tempo, dizia que ela não estava grávida.

Farsa descoberta

Em uma reportagem especial no Domingo Espetacular, também da Record, foi mostrado o passo a passo da mentira. O programa chegou a comprovar que Kléber Melo, o marido, nem podia ter filhos por conta de uma vasectomia. As fotos do ultrassom mostradas pela mulher eram roubadas de outra pessoa das redes sociais.

O advogado de Verônica chegou a assumir a farsa, revelando que a cliente usava uma barriga feita de silicone com enchimentos. A “Grávida de Taubaté” não teria desmentido o caso por conta da repercussão nacional que o caso tomou.

Verônica respondeu processo por estelionato. O caso foi encerrado três anos depois.

Até os últimos dias, Maria Verônica e a família viviam uma vida reclusa das redes socais.

Com informações de Giullyana Aya, em colaboração para a CNN.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Relembro o caso da Grávida de Taubaté, histórico na TV brasileira no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.