Finanças das pequenas indústrias pioram no fim de 2024

Em 2024, as pequenas indústrias no Brasil enfrentaram um cenário econômico desafiador, conforme apontado por um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O desempenho dessas indústrias, medido por um indicador específico, apresentou uma queda de 47,5 para 46,8 pontos entre o terceiro e o quarto trimestre do ano.

Apesar dessa diminuição, a CNI considera o resultado ainda positivo, pois o índice se mantém acima da média histórica de 44 pontos e do registrado no quarto trimestre de 2023, que foi de 45,9 pontos. O levantamento da CNI também trouxe à tona preocupações específicas de diferentes setores industriais. Nas pequenas indústrias de construção, 34,7% dos empresários apontaram os juros elevados como o principal problema enfrentado, seguidos pela alta carga tributária e a competição desleal.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Por outro lado, nas indústrias de transformação, 39,9% dos entrevistados identificaram a carga tributária como o maior desafio, seguido pelo alto custo de trabalhadores qualificados. Além disso, o índice de confiança do empresário industrial das pequenas empresas sofreu uma queda de 2,8 pontos de dezembro de 2024 para janeiro de 2025. Este foi o quarto recuo consecutivo, levando o índice ao menor nível desde junho de 2020, com 46,8 pontos.

Publicado por Luisa Cardoso

Adicionar aos favoritos o Link permanente.