Quadrilha que fraudava aposentadoria é alvo de operação da PF

Baixar


Uma quadrilha que falsificava documentos para fraudar aposentadorias foi alvo da Polícia Federal nesta quinta-feira (06). Além de falsificar documentos públicos, o grupo abria contas bancárias para obter benefícios de forma indevida e fazia empréstimos consignados utilizando uma espécie de “idoso de aluguel”.

Funcionava assim: os idosos emprestavam suas impressões digitais e fotos. As identidades falsas permitiam acesso ao CadÚnico para saque do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que paga um salário mínimo por mês. Teve idoso que apareceu em mais de 30 identidades.

Essa foi a segunda fase da Operação Melhor Idade, que identificou 21 idosos que tiraram 285 CPFs e Títulos Eleitorais com as identidades falsas. Foram cumpridos mandados no Piauí, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

A Polícia calcula os prejuízos em R$ 23 milhões. Foi decretado o bloqueio de contas bancárias, a suspensão dos benefícios irregulares, o sequestro de bens e prisões. A primeira fase da operação ocorreu em janeiro do ano passado, mas, como o grupo continuou atuando, houve a necessidade dessa nova fase, deflagrada nesta quinta-feira.

Geral Brasília 06/02/2025 – 12:06 Fábio Cardoso / Edgard Matsuki Priscilla Mazenotti – Repórter da Rádio Nacional operação Polícia Federal quinta-feira, 6 Fevereiro, 2025 – 12:06 1:27

Adicionar aos favoritos o Link permanente.