Em 2023, helicóptero caiu na mesma região do acidente desta sexta em SP

Há menos de dois anos, a região da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, teve outro acidente aéreo com morte. Nesta sexta-feira (7), um avião caiu na avenida Marquês de São Vicente e deixou duas pessoas mortas e seis feridas.

No dia 17 de março de 2023, um helicóptero caiu em um galpão localizado na esquina entre as ruas Padre Luís Alves de Siqueira e James Holland, também na Barra Funda. Em linha reta, o local fica a quase 2,5 quilômetros de onde o avião caiu nesta sexta.

Veja onde foram os acidentes:


Círculo vermelho, à esquerda, mostra o local onde o avião caiu nesta sexta-feira na Barra Funda, zona oeste de São Paulo; círculo azul, à direita, mostra local do acidente com helicóptero em março de 2023
Círculo vermelho, à esquerda, mostra o local onde o avião caiu nesta sexta-feira na Barra Funda, zona oeste de São Paulo; círculo azul, à direita, mostra local do acidente com helicóptero em março de 2023 • Reprodução/Google Maps

O acidente de 2023 deixou quatro pessoas mortas: o piloto da aeronave e as três pessoas que estavam a bordo. O helicóptero, um Robinson R44, decolou do Porto Marina Astúrias, em Guarujá, e tinha como destino o aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital paulista.

O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre o acidente ainda não foi concluído. Segundo o órgão, “até o presente momento, aproximadamente 60% da investigação foi desenvolvida”.

Ainda de acordo com o Cenipa, estão sendo analisados dados referentes a componentes da aeronave, desempenho técnico do ser humano e aspectos psicológicos.

Segundo informações dos bombeiros divulgadas na época, a aeronave bateu em um coqueiro antes de cair. O helicóptero acidentado pertencia a uma empresa de táxi-aéreo e tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As vítimas do acidente ocorrido em março de 2023 eram Antônio Cano do Santos Júnior, 42 anos, Caio Lúcio de Benedetto Moreira, 30, Wellington Palhares, 29, e João Intorne Neto, 32, que era o piloto da aeronave.

Como foi o acidente desta sexta

O avião, um um Beechcraft King Air F90 prefixo PS-FEM, decolou do aeroporto Campo de Marte e iria para Porto Alegre. Conheça o modelo acidentado.

De acordo com registro do site Flightradar24, a aeronave decolou às 7h17 (pelo horário de Brasília). Quando o avião estava sobrevoando a região da avenida Ordem e Progresso, na zona norte da capital paulista, inicia uma curva acentuada à esquerda.

Em seguida, a aeronave atravessa a Marginal Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e do Limão, até se chocar contra o solo, na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda. Um ônibus foi atingido pelo avião.

O caso está sendo investigado pelo Cenipa.

Veja o momento da queda

Veja imagens do acidente desta sexta-feira

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em 2023, helicóptero caiu na mesma região do acidente desta sexta em SP no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.