Ações da China e de Hong Kong sobem com impulso da DeepSeek

As ações chinesas e de Hong Kong subiram nesta segunda-feira (10), com o otimismo em torno da startup de inteligência artificial DeepSeek elevando as ações de tecnologia, enquanto dados de inflação melhores do que o esperado impulsionaram a confiança.

No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,56%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,21%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,84%.

As ações relacionadas à IA lideraram os ganhos devido ao otimismo contínuo em torno do DeepSeek. A fabricante de chips Cambricon Technologies saltou 8,9% e a empresa de IA CloudWalk Technology disparou 20%, atingindo o limite superior diário de negociação.

As três maiores operadoras de telecomunicações da China – China Mobile, China Unicom e China Telecom – ganharam de 1,7% a 6,6% após dizerem que estavam trabalhando com o modelo de código aberto da DeepSeek para “promover a aplicação inclusiva da mais recente tecnologia de IA”.

As preocupações com as tensões comerciais entre os Estados e a China também podem diminuir no curto prazo, já que os investidores cada vez mais veem as ameaças tarifárias como táticas de negociação, disseram do China Securities.

Enquanto isso, as preocupações com a deflação da China diminuíram depois que dados de domingo mostraram que a inflação ao consumidor acelerou para o seu nível mais rápido em cinco meses em janeiro, graças aos gastos com as festas de fim de ano.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ações da China e de Hong Kong sobem com impulso da DeepSeek no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.