Onda de calor atinge Sul do Brasil até quarta

A região sul do Brasil está enfrentando uma intensa onda de calor, com temperaturas significativamente acima da média para esta época do ano. Este fenômeno climático extremo tem causado uma série de transtornos, incluindo a suspensão das aulas e impactos severos no setor agropecuário. A previsão é que essa situação persista até o dia 12 de fevereiro, com o pico de calor ocorrendo entre segunda (10) e terça-feira (11). No Rio Grande do Sul, as temperaturas podem chegar a 7ºC acima da média, com a região metropolitana de Porto Alegre e a capital podendo atingir até 40ºC. Em áreas como a Fronteira Oeste Gaúcha, os termômetros podem ultrapassar os 43ºC, com Quaraí registrando 43,8ºC na última semana, a maior temperatura desde 1910.

A onda de calor não se limita ao Rio Grande do Sul, estendendo-se também ao oeste de Santa Catarina e ao sul do Paraná. Enquanto isso, o centro e o sul do Brasil enfrentam um dia quente com pouca chuva. Instabilidades estão presentes no interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas sem grandes volumes de precipitação. No Sudeste e Centro-Oeste, as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 30ºC, com pancadas de chuva esperadas em algumas capitais, como São Paulo, onde a máxima pode chegar a 32ºC.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Porto Alegre pode registrar temperaturas de até 35ºC, enquanto Campo Grande pode atingir 31ºC. A previsão do tempo indica que o calor continuará a ser uma preocupação significativa nos próximos dias, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades locais.

*Com informações de Paula Nobre 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.