Ações batem recorde na Europa com tarifas dos EUA em foco

O índice de ações de referência da Europa atingiu o maior nível de todos os tempos nesta segunda-feira (10), impulsionado pelos papéis do setor de energia, enquanto os mercados avaliam o alerta do presidente dos EUA, Donald Trump, de novas tarifas sobre todas as importações de aço e alumínio.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,58%, a 545,92 pontos, com o índice de petróleo e gás liderando os ganhos setoriais com avanço de 1,5%.

A BP, listada em Londres, saltou 7,3%, sua maior alta em diária em mais de dois anos, depois que uma reportagem afirmou que a Elliott Investment Management havia construído uma participação na empresa, aumentando as expectativas de que o investidor ativista promoverá mudanças na estratégia da gigante do setor de energia.

 

 

As ações também ajudaram o índice britânico, que tem foco em blue-chips, a atingir um recorde, enquanto os preços mais altos do petróleo auxiliaram ainda mais o setor de energia.

No domingo (9), Trump disse que deve anunciar novas tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, juntamente com outras tarifas recíprocas sobre todos os países nesta semana.

As ações da siderúrgica ArcelorMittal caíram 0,6% e a Voestalpine perdeu 1%. As siderúrgicas europeias representam cerca de 15% das importações dos EUA.

“Nossa opinião sobre as tarifas continua sendo a de que elas causarão volatilidade, são uma ferramenta de negociação e, no final, não serão tão ruins quanto se temia. Entretanto, vemos espaço para mais volatilidade nas próximas semanas, com a Europa provavelmente sendo o próximo alvo das tarifas”, disse Mohit Kumar, economista da Jefferies.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que os atritos comerciais devem tornar as perspectivas de inflação da zona do euro “mais incertas”.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,77%, a 8.767,80 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,57%, a 21.911,74 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,42%, a 8.006,22 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,50%, a 37.242,17 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,16%, a 12.708,80 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,83%, a 6.563,58 pontos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ações batem recorde na Europa com tarifas dos EUA em foco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.