Lula diz que é a favor da pesquisa por petróleo na Margem Equatorial

Baixar


O presidente Lula disse que o governo trabalha para baixar os preços dos alimentos, mas garantindo o aumento do salário mínimo. Foi o que ele falou em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá. Disse que ainda nesta semana deve ter outras reuniões para tratar do assunto.

“Estamos cuidando disso, eu já fiz reuniões com alguns setores empresariais. Essa semana vamos ter mais reuniões com outros setores empresariais e vamos encontrar um acordo, porque isso preocupa a mim, preocupa o Ministério da Fazenda, o Ministério da Indústria e Comércio, sobretudo o ministério que trabalha na área social. Então nós estamos tentando ver como é que a gente vai fazer para baratear o alimento e continuar aumentando o salário”. 

O presidente falou também sobre meio ambiente e exploração de petróleo na Bacia do Foz do Amazonas. Possibilidade que tem sido questionada por ambientalistas por conta dos possíveis danos ambientais. Lula disse que é favorável às pesquisas na região.

“Não é que eu vou mandar explorar. Eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, nós temos que pesquisar. Temos que ver se tem petróleo, ver a quantidade de petróleo. Porque muitas vezes você cava um buraco de 2 mil metros de profundidade e você não encontra o que você imaginava encontrar. Precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa. É isso que nós queremos. E depois se a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá para a gente ficar nesse lenga-lenga, o Ibama é um órgão do governo parecendo que é um órgão contra o governo”. 

Em outubro do ano passado, o Ibama pediu novos esclarecimentos em relação ao processo de licenciamento na Foz do Amazonas. Isso depois do último detalhamento do Plano de Proteção à Fauna apresentado pela Petrobras, em agosto passado. 

O Plano Estratégico da Petrobras para o período 2024-2028 prevê investimentos de US$ 3 bilhões e a perfuração de 16 poços em toda a extensão da Margem Equatorial, que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. Mas, só tem autorização do Ibama para perfurar dois deles, na Bacia Potiguar, na costa do estado. Do total de concessões, atualmente 11 já operam na fase de produção, sendo cinco com pequena produção e seis em processo de devolução, que ocorre quando não há descobertas significativas.

Segundo o presidente Lula, nos próximos dias, deve haver uma reunião da Casa Civil com o Ibama para tratar desse assunto. 

Brasília (DF) 02/10/2023 – Ibama renova licença da Petrobras para perfuração na Margem Equatorial.Trata-se da 21ª licença concedida para perfuração na região desde 2004
Arte Petrobras/Divulgação

© Arte Petrobras/Divulgação

Política Presidente ainda falou do Ibama: “parecendo que é contra o governo” Brasília 12/02/2025 – 13:34 Leila Santos/Sumaia Villela Priscilla Mazenotti – repórter da Rádio Nacional Petróleo Marquem Equatorial Amazônia Lula quarta-feira, 12 Fevereiro, 2025 – 13:34 2:32

Adicionar aos favoritos o Link permanente.