EUA e Rússia concordam em iniciar trabalho para paz na Ucrânia após reunião

Os Estados Unidos e a Rússia concordaram nesta terça-feira (18) em começar a trabalhar em um caminho para acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia, afirmou o Departamento de Estado dos EUA, explicitando que o esforço estava em seus estágios iniciais.

O Secretário de Estado Marco Rubio, o conselheiro de segurança nacional americano, Mike Waltz, e o enviado dos EUA, Steve Witkoff, se encontraram por quatro horas e meia com o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, na Arábia Saudita, como um acompanhamento ao telefonema do Presidente dos EUA, Donald Trump, com o líder da Rússia Vladimir Putin na semana passada.

Eles discutiram o estabelecimento de um mecanismo para abordar “o relacionamento bilateral entre as nações” com o objetivo de normalizar as relações diplomáticas, ressaltou a porta-voz do Departamento de Estado Tammy Bruce em uma declaração.

Os dois lados também nomearam equipes de alto nível para trabalhar no fim do conflito na Ucrânia “o mais rápido possível de uma forma que seja duradoura, sustentável e aceitável para todos os lados”, explicou ela.

O Departamento de Estado afirmou que a reunião foi um passo importante em um processo incipiente.

“Um telefonema seguido de uma reunião não é suficiente para estabelecer uma paz duradoura”, disse Bruce.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA e Rússia concordam em iniciar trabalho para paz na Ucrânia após reunião no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.