Lula deve dividir palanque com Tarcísio na próxima semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve dividir palanque na próxima semana com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Os dois estarão em Santos para anunciar a abertura da licitação do túnel Santos-Guarujá, uma obra de R$ 6 bilhões no litoral paulista.

O anúncio será feito no dia do aniversário da cidade da Baixada Santista e é considerado pelas gestões federal e estadual como uma das principais vitrines eleitorais em São Paulo.

De um lado, o túnel Santos-Guarujá é a obra mais cara do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Por outro lado, Tarcísio avalia o projeto como essencial para reduzir o tráfego durante o verão.

Na semana passada, Lula e Tarcísio fizeram um encontro fora da agenda, na capital federal, para combinar os detalhes da obra. Desta vez, em Santos, no entanto, tanto assessores federais como estaduais consideram que é difícil que o anúncio não tenha uma fotografia de ambos lado a lado.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já reclamou de imagens de Lula e Tarcísio juntos. O governador de São Paulo, contudo, minimiza a polêmica.

Em conversas reservadas, Tarcísio e Lula consideram que o importante é fazer parcerias estratégicas, sem antecipar um debate político das eleições gerais de 2026.

Além disso, auxiliares de ambos salientam que uma fotografia de Lula com Tarcísio fortalece a estratégia dos dois de se posicionarem mais ao centro.

Apesar de ter um bom desempenho nas pesquisas para a disputa presidencial, Tarcísio tem afirmado que será candidato à reeleição em São Paulo no pleito do ano que vem. O entorno do governador avalia que ele teria mais chances ao Palácio do Planalto em 2030, em uma disputa sem Lula.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula deve dividir palanque com Tarcísio na próxima semana no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.