Uma nova cepa de coronavírus presente em morcegos foi identificada pelo Instituto de Virologia de Wuhan, na China. A variante tem capacidade de se espalhar entre humanos e é especialmente similar ao patógeno que originou a pandemia em 2020.

Segundo a revista científica Cell, a nova cepa viral HKU5-CoV-2 tem características parecidas com o Sars-CoV-2 – vírus conhecido como causador da Covid-19. A variante pertence à família de patógenos merbecovírus e pode ser detectada em visons e pangolins. Acredita-se ainda que esses últimos sejam o vetor intermediário entre morcegos e seres humanos.

Além disso, outra semelhança é ressaltada pelos especialistas: o HKU5-CoV-2 utiliza do mesmo receptor usado pelo Sars- CoV-2. Em ambas as cepas, o receptor ACE2 tem a função de invadir células e infectar organismos.

A preocupação de que o vírus afete as pessoas foi enfatizada após testes serem realizados em amostras de células humanas. De acordo com a testagem, o HKU5-CoV-2 é capaz de infectar a população humana. Mesmo assim, o potencial de proliferação ainda precisa ser investigado.

“Os merbecovírus de morcegos, que estão filogeneticamente relacionados com o MERS-CoV, representam um elevado risco de propagação para os seres humanos, quer através de transmissão direta ou facilitada por hospedeiros intermediários”, afirma o estudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.