Eutelsat testa com sucesso primeira rede 5G a partir do espaço

O provedor de serviços de satélite francês Eutelsat (ETL.PA) realizou com sucesso o primeiro teste mundial de conexão de rede 5G não terrestre usando satélites de órbita terrestre baixa (LEO) da OneWeb, o que impulsionou suas ações em 9%.

As empresas europeias de telecomunicações e espaciais estão intensificando os esforços para expandir as redes de internet com investimentos em satélite no centro do programa IRIS² de 10,6 bilhões de euros (R$ 63,5 bilhões) da Comissão Europeia.

As Redes Não Terrestres (NTN) 5G, que melhoram e fornecem cobertura sem fio para locais remotos diretamente do espaço, são um dos projetos desenvolvidos como parte da constelação IRIS².

O IRIS² contará com 270 LEOs e 18 satélites de órbita média da Terra (MEO). A constelação está programada para estar totalmente operacional em 2030.

Reação do mercado

As ações da Eutelsat, que subiram até 10,5% no início da sessão, estavam a caminho de seu maior aumento em um único dia em mais de três anos às 10h36 GMT. As ações da empresa listada em Paris caíram cerca de 66% no ano passado, levando à sua exclusão do índice francês SBF 120 das ações mais negociadas de Paris em 2024.

Os satélites da OneWeb foram construídos pela Airbus (AIR.PA) e chipsets usados ​​da MediaTek de Taiwan (2454.TW) e equipamentos da Sharp (6753.T) e a Rohde & Schwarz para conduzir o teste, disse a Eutelsat.

Espera-se que a implantação do 5G NTN reduza o custo do acesso à internet e expanda a banda larga via satélite para dispositivos 5G, acrescentou.

Por dentro da Eutelsat

A Eutelsat é uma das principais operadoras de satélite selecionadas pela União Europeia para o programa IRIS².

O grupo franco-britânico está acumulando perdas com sua constelação geoestacionária tradicional (GEO) viajando para mais longe da Terra, à medida que frotas LEO mais baratas e menores, como a de propriedade da Starlink, ganham popularidade.

Rede 5G de alta velocidade está disponível em todo Brasil, diz Anatel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Eutelsat testa com sucesso primeira rede 5G a partir do espaço no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.