Lula destaca papel SUS na pandemia em meio a possível troca na Saúde

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mencionou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de Covid-19 em meio a uma possível troca no comando do Ministério da Saúde.

“Se não fosse o Estado brasileiro, a Covid tinha matado muito mais gente do que matou graças ao SUS que foi tripudiado a vida inteira e que durante a Covid o SUS se recuperou”, disse Lula nesta segunda-feira (24) em evento para assinatura de contrato de ampliação da frota da Petrobras e Transpetro, no Rio Grande do Sul.

“É assim que acontece as coisas na política quando você tem um inimigo de extrema direita, que não tem nenhum problema de ter sido responsável pela morte de metade dos 700 mil brasileiros que morreram por conta da Covid, por irresponsabilidade de jogar o povo conta a vacina, de vender remédio falso e de contar mentira todo santo dia na televisão”, adicionou Lula.

Possível troca no Ministério da Saúde

Como apurou a CNN, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deve ser a primeira troca do presidente ao iniciar sua reforma na Esplanada dos Ministérios neste ano.

Deve assumir em seu lugar o atual ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele já dirigiu o Ministério da Saúde entre 2011 e 2014, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo apuração da CNN, a decisão vem depois de uma pressão intensa de aliados, tanto da esquerda quanto do centrão, para a troca no comando do ministério.

Para além das críticas sobre os resultados dos programas coordenados pela Saúde, problemas de comunicação e de articulação política também pesaram para a saída de Nísia.

*Com informações de Basília Rodrigues e Pedro Duran 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula destaca papel SUS na pandemia em meio a possível troca na Saúde no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.