Previsão do Boletim Focus reduz inflação e PIB mais uma vez

Baixar


Logo Agência Brasil

A inflação deve esfriar até o fim deste ano, na opinião dos analistas do mercado financeiro. A projeção caiu novamente no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (24) pelo Banco Central.

A previsão para o IPCA, índice oficial de inflação, recuou de 5,66% para 5,65%.

Notícias relacionadas:

  • Após nova alta de juros, mercado reduz previsão para o PIB e inflação.

Segundo o professor de Economia da UnB Cesar Bergo, depois da alta forte registrada em fevereiro — especialmente por causa da energia, influenciada por Itaipu —, os preços devem diminuir.

“Em fevereiro tivemos aumento do ICMS e agora não teremos mais. Então essa expectativa, na verdade, uma inflação menor, decorre desses fatos, sobretudo relacionado aos alimentos e ao transporte, que apresentam uma perspectiva de queda no preço. E também os preços administrados, porque subiram em janeiro o preço de água, de esgoto, transporte urbano, então isso também ajuda até essa expectativa menor de inflação.”

A expectativa do mercado para o crescimento econômico também sofreu uma leve queda, de 1,99 para 1,98%. No entanto, o professor Cesar Bergo acredita que a agropecuária pode gerar um resultado melhor.

“Dependendo da atividade econômica ligada ao agronegócio, você vai ter um PIB mais forte este ano, não igual a 2024, lógico, mas provavelmente maior do que esses 2% que estão prevendo.”

O Focus prevê que o valor do dólar deve fechar o ano em R$ 5,95, menor do que as previsões anteriores.

E a taxa Selic, referência para os juros no país, deve terminar 2025 no patamar de 15% ao ano.

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Economia Estimativa do IPCA passou de 5,66% para 5,65% Brasília (DF) Após nova alta de juros, mercado reduz previsão para o PIB e inflação 24/03/2025 – 12:13 Daniel Ito / Raíssa Saraiva Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional Boletim Focus segunda-feira, 24 Março, 2025 – 12:13 1:38

Adicionar aos favoritos o Link permanente.