Acordo de minerais com Ucrânia será assinado em breve, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (24) que um acordo sobre minerais com a Ucrânia está quase completo e será assinado em breve.

Trump respondeu a perguntas de repórteres após uma reunião com seu gabinete e afirmou que o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, ressaltou a ele que um “acordo sobre [minerais de] terras raras está quase concluído”.

Questionado se assinaria o entendimento nesta segunda, Trump respondeu: “Não. Assinaremos em breve. Será assinado muito em breve”.

Esse acordo foi o que levou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, à Casa Branca no mês passado, mas não foi assinado após o bate-boca com Trump e o vice-presidente JD Vance.

Os EUA inicialmente exigiram US$ 500 bilhões dos minerais de terras raras e outros minerais da Ucrânia em troca da ajuda que o país já havia fornecido a Kiev.

Mas Zelensky rejeitou essa ideia, dizendo que concordar com isso equivaleria a “vender” seu país. Trump posteriormente chamou o líder ucraniano de “ditador”.

*Ivana Kottasová, da CNN, contribuiu para esta reportagem

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acordo de minerais com Ucrânia será assinado em breve, diz Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.