Papa cobra acolhimento de vítimas de abusos na Igreja

VATICANO, 25 MAR (ANSA) – O papa Francisco cobrou nesta terça-feira (25) que a Igreja Católica ofereça “hospitalidade e cura” para vítimas de abusos sexuais por parte do clero.   

A declaração está em uma mensagem aos participantes da assembleia plenária da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, criada por Jorge Bergoglio para combater a pedofilia na Igreja e que se reúne no Vaticano até 28 de março.   

“Peço a vocês hoje três compromissos: Crescer no trabalho comum com os Dicastérios da Cúria romana; oferecer às vítimas e aos sobreviventes hospitalidade e cura para as feridas da alma, no estilo do bom samaritano, e escutar com os ouvidos do coração, a fim de que cada testemunho encontre não registros a ser compilados, mas as profundezas da misericórdia da qual renascer; construir alianças com realidades extraeclesiais para que a proteção se torne uma linguagem universal”, afirmou o Papa.   

Francisco ainda pediu que o “Espírito Santo, mestre da memória viva, nos proteja da tentação de arquivar a dor em vez de curá-la”. “A prevenção dos abusos não é uma coberta a ser estendida sobre as emergências, mas sim um fundamento sobre o qual edificar comunidades fiéis ao Evangelho”, acrescentou.   

A comissão foi instituída em março de 2014, presidida pelo cardeal americano Sean Patrick O’Malley, e tem entre seus membros o brasileiro Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, além de vítimas de pedofilia por parte do clero, como o chileno Juan Carlos Cruz. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.