Krenak à CNN: Próxima geração pode, sim, viver em um país semidesértico

Em entrevista ao CNN Sustentabilidade, o líder indígena e ambientalista Ailton Krenak alertou sobre o risco da Floresta Amazônica deixar de existir do jeito que é conhecida hoje.

Krenak afirma que talvez essa geração ainda não fique sem a Amazônia, mas avisa que “a próxima geração pode, sim, ter que viver num país semidesértico, com uma região, tanto Pantanal quanto a Floresta Amazônica, vivendo uma realidade de clima perverso, onde as pessoas não conseguem nem água para beber”.

O líder indígena ainda explica que a mudança climática não acontece tão rapidamente como as pessoas acham. “Esse fenômeno vai ser lento e gradual”.

“Nós tínhamos na década de 80 e 90 um cinturão verde no planeta Terra. A maioria dos países já detonaram suas florestas. Nós estamos restando quase que com a última área de floresta contínua do planeta. As outras são florestas plantadas de eucalipto”, afirma.

Krenak ainda defende que o Brasil pode acabar seguindo o mesmo rumo: “nós vamos ter que fazer como os outros povos fazem, plantar a floresta para uso interno, mas nós vamos deixar de ter esse imenso ativo florestal que regula o clima da nossa região”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Krenak à CNN: Próxima geração pode, sim, viver em um país semidesértico no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.