Mapa mostra áreas com maior risco de roubo e furto de veículos em São Paulo

No ano passado, o estado de São Paulo registrou 330 roubos ou furtos de motocicletas e automóveis por dia, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O número representa uma queda de 13% em relação ao ano anterior, mas ainda preocupa a população quanto ao risco de dirigir nas vias paulistas.

Um mapa virtual de risco foi desenvolvido com ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para indicar aos usuários as regiões de São Paulo com maior incidência dos crimes. A plataforma é gratuita e foi criada com base nos números da pasta, pela empresa especializada em segurança, Ituran.

A ferramenta é atualizada de modo diário e de forma dinâmica para analisar as ocorrências dos últimos 90 dias (que tem aproximadamente 22 mil registros) e permite que motoristas conheçam e consultem as regiões com alta incidência de roubos e furtos de forma prática e intuitiva, tanto para automóveis, como para motos.

O mapa ainda permite que o usuário digite número do Código de Endereçamento Postal (CEP) do local interessado para consultar a incidência de crimes.

Outra tecnologia promete ser ainda mais segura: um dispositivo instalado no veículo, que envia notificações personalizadas para o celular do condutor quando se estaciona em áreas de risco. O alerta ainda desliga a ignição do veículo.

As notificações consideram automaticamente o modelo do veículo e os dados de criminalidade local. O sistema de alerta está disponível somente para clientes da empresa.

As duas ferramentas são IA com base de dados dos mais de 700 mil veículos monitorados pela empresa, além das informações SSP para mapear as zonas de risco, horários e modelos de automóveis com mais índice de roubo ou furto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mapa mostra áreas com maior risco de roubo e furto de veículos em São Paulo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.