Masp inaugura prédio Pietro Bo Bardi com 5 exposições

SÃO PAULO, 28 MAR (ANSA) – O Museu de Arte de São Paulo (Masp), na capital paulista, inaugurou nesta sexta-feira (28) seu novo edifício, Pietro Maria Bardi, que abre com cinco novas exposições ao público.   

Localizado ao lado da estrutura Lina Bo Bardi, o novo prédio mais que dobra a área total do Masp, passando de 10.485 m² para 21.863 m². Com 14 andares, o “Pietro” passa a incluir diversos espaços, como cinco novas galerias para exposições, salas de aula, laboratório de conservação, além de restaurante e café.   

“Esse novo prédio é uma expansão do Masp, mas também é um Masp totalmente novo, porque é uma outra arquitetura e com outras propostas”, explicou Regina Teixeira de Barros, coordenadora e curadora do acervo, citada pela Agência Brasil.   

O italiano Pietro Bo Bardi (1900-1999), junto a Assis Chateaubriand, foi o responsável pela criação do Masp. Sua esposa, a arquiteta italiana naturalizada brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), projetou o museu.   

Para a inauguração do novo prédio, a instituição dedica uma das cinco exposições ao legado de Lina através de uma videoinstalação de Isaac Julian no segundo andar. Inédita no Brasil, a proposta traz as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretando os escritos da arquiteta.   

As outras mostras têm temas variados, como um acervo do pintor francês Pierre-Auguste Renoir, uma sala dedicada a “Geometrias”, uma exposição sobre arte africana, além de dedicar uma sala à história do Masp. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.