ROMA, 28 MAR (ANSA) – O governo italiano, por proposta do ministro da Cultura, Alessandro Giuli, decidiu conceder ao município de Pordenone, na região de Friuli Veneza Giulia, o título de “Capital Italiana da Cultura” para o ano de 2027.
A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (28) no comunicado de imprensa final do Conselho de Ministros e confirma a escolha da cidade, feita por meio de decreto, após acordo e recomendação unânime dos jurados.
O júri identificou o município italiano, com o projeto “Pordenone 2027. Cidade que surpreende”, como o candidato mais adequado para receber o título, pois se propõe como um modelo inovador e inclusivo de valorização cultural, capaz de conjugar tradição e contemporaneidade”.
Além disso, destacou que a iniciativa visa fortalecer a identidade do território por meio de projetos que entrelaçam patrimônio histórico, artes visuais, cinema e participação ativa da comunidade.
Para os jurados, o projeto destaca-se pela vontade de fazer da cultura um motor de desenvolvimento sustentável, com uma programação estruturada ao longo do ano, capaz de atrair um público amplo e diversificado”.
“A integração entre as instituições culturais, o sistema museológico, o mundo universitário e as realidades associativas é apreciável, garantindo uma rede sólida e participativa.
Particularmente louvável é a atenção dada aos jovens, não apenas como usuários, mas também como protagonistas do processo criativo do projeto”, acrescentam.
Situada no nordeste da Itália, Pordenone data da era medieval e é um importante polo cultural da região, com festivais de literatura e de cinema mudo e um reconhecido museu voltado a HQs, o “Palácio dos Quadrinhos”. (ANSA).