Premier League estreia impedimento semiautomático a partir da 32ª rodada

A tecnologia de impedimento semiautomático será utilizado pela primeira vez na Premier League a partir da 32ª rodada, que começa no dia 12 de abril. O anúncio foi feito pela liga nesta terça-feira (1º), após testes bem-sucedidos na Copa da Inglaterra.

A implementação ocorre depois de avaliações não transmitidas ao vivo na Premier League e da operação oficial na quinta fase da Copa da Inglaterra no mês passado.

A introdução da tecnologia já havia sido aprovada de forma unânime pelos clubes da liga no ano passado, mas enfrentou dificuldades nos testes iniciais e não pôde ser implementada em dezembro, como previsto.

Atualmente, as decisões de impedimento são checadas pelo VAR, mas o processo tem sido alvo de críticas devido ao tempo prolongado para definir os lances e à falta de transparência para os torcedores no estádio, que muitas vezes ficam sem replays.

“A tecnologia semiautomática de impedimento automatiza elementos-chave da decisão de impedimento para apoiar o árbitro assistente de vídeo (VAR)”, afirmou a Premier League em comunicado.

“Ela permite um posicionamento mais preciso da linha virtual de impedimento, utilizando rastreamento óptico dos jogadores, e gera gráficos virtuais para aprimorar a experiência tanto no estádio quanto na transmissão”.

A liga ressaltou que o novo sistema mantém a integridade do processo, ao mesmo tempo que melhora a velocidade, a eficiência e a consistência das marcações de impedimento.

A tecnologia já foi utilizada na Copa do Mundo de 2022, na Champions League e na Copa da Ásia do ano passado.

(Reportagem de Trevor Stynes; Edição de Christian Radnedge)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Premier League estreia impedimento semiautomático a partir da 32ª rodada no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.