StoneX reduz estimativas de safras de soja e milho do Brasil

A safra de soja do Brasil em 2024/25 foi estimada nesta terça-feira (1º) em recorde de 167,54 milhões de toneladas, mas com redução de cerca de 800 mil toneladas na comparação com a estimativa anterior, de acordo com levantamento da consultoria StoneX.

O tempo adverso no Rio Grande do Sul foi o principal responsável pela queda na estimativa, com corte de mais de 1 milhão de toneladas.

“Esse ajuste decorre das questões climáticas que atingiram o Estado, com a falta de chuvas, aliada a temperaturas elevadas, impactando as lavouras em fases chave de desenvolvimento”, disse a StoneX.

Outros Estados produtores, como o Mato Grosso, compensaram as perdas produtivas ao Sul, permitindo que o país colha uma safra 11,55% superior à temporada passada, quando o clima foi prejudicial em várias regiões.

A colheita nacional está caminhando para a reta final.

Já as exportações de soja do Brasil foram estimadas em 107 milhões de toneladas, estável na comparação mensal, mas bem acima das 98,8 milhões da temporada passada.

Milho

A produção total de milho foi estimada em 129,7 milhões de toneladas, com cortes nas estimativas da primeira e segunda safras. Até fevereiro, a StoneX estimava a produção brasileira em 130,86 milhões de toneladas.

Se confirmado, o Brasil poderia elevar sua produção do cereal em mais de 7% ante a temporada passada.

A StoneX destacou que o clima das próximas semanas segue determinante para a definição do tamanho da segunda safra, a maior do país, estimada em 101,62 milhões de toneladas, contra 102,1 milhões na previsão anterior.

Para a segunda safra, o recuo na previsão foi decorrente de ajustes da produtividade esperada, com destaque para o Paraná, enquanto a estimativa foi elevada em Goiás.

No caso da safra de verão, a redução de cerca de 600 mil toneladas, para 25,9 milhões de toneladas, decorreu de ajustes na produtividade esperada em Estados do Nordeste, onde o ciclo é mais tardio.

A StoneX ainda manteve inalterada a previsão de exportação de milho do Brasil em 42 milhões de toneladas, contra 38,5 milhões no ciclo passado.

Páscoa de 25 deve ficar mais cara após preço do cacau quase triplicar

Este conteúdo foi originalmente publicado em StoneX reduz estimativas de safras de soja e milho do Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.