Câmara: oposição obstrui votação da reciprocidade e prioriza anistia

Baixar


Logo Agência Brasil

Em meio ao anúncio de obstrução por parte do PL, a Câmara quer votar até esta quinta-feira a proposta que cria a Lei da Reciprocidade ao permitir a adoção de medidas contra ações de outros países que prejudiquem produtos brasileiros no mercado internacional. Entre elas, imposição de tributos, suspensão de concessões comerciais ou de investimentos ou até de propriedade intelectual.

O texto foi aprovado no Senado nessa terça-feira. Na Câmara, o relator deverá ser o deputado Arnaldo Jardim, do Cidadania de São Paulo. O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse que essa é uma pauta que une todos os partidos porque trata-se de uma questão nacional. Á exemplo, da votação no Senado, que colocou no mesmo lado, as lideranças governistas e a bancada do agronegócio.

Notícias relacionadas:

  • Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana .
  • Senado aprova retaliação comercial às vésperas de tarifaço de Trump.
  • Lula avalia ligar para Trump em negociação de tarifas.

Este episódio entre os Estados Unidos e o Brasil deve nos ensinar definitivamente que nas horas mais importantes não existe um Brasil de esquerda com o Brasil de direita. Existe apenas o povo brasileiro. E nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças.

A oposição anunciou a obstrução até que Hugo Motta coloque em votação o projeto que anistia os golpistas do 8 de janeiro. Na sessão dessa terça-feira, o lider do PL, deputado Sóstenes Cavalcanti, cravou:

Nós não vamos ficar calados e nós vamos continuar obstrução que começou hoje de verdade aqui. As comissões caíram. O governo só conseguiu aprovar uma medíocre MP. Amanhã vai ser assim até nós contarmos com a decisão do presidente dessa Casa, Hugo Motta.

O líder do PT, LIndbergh Farias, rebateu.

Não dá para falar para paralisar os trabalhos da Câmara numa obstrução desesperada de um partido que tenta conter o que não pode ser contido, um julgamento no Supremo Tribunal Federal.

Em resposta, Hugo Motta, fez um apelo dizendo que a reciprocidade era uma matéria urgente e que, em conversa com líderes, pretende colocá-la em votação ainda esta semana. Já a oposição garante uma coletiva para esta tarde como forma de pressionar o presidente da Casa a pautar a anistia e discutir o assunto na renião de líderes desta quinta-feira.

Política Hugo Motta diz que Lei de Reciprocidade é urgente Brasília Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana Senado aprova retaliação comercial às vésperas de tarifaço de Trump Lula avalia ligar para Trump em negociação de tarifas 02/04/2025 – 14:01 Sâmia Mendes / Liliane Farias Priscilla Mazenotti – repórter da Rádio Nacional Câmara dos Deputados Lei de Reciprocidade anistia quarta-feira, 2 Abril, 2025 – 14:01 2:33

Adicionar aos favoritos o Link permanente.