
Massa de ar frio deve se afastar no Brasil nos próximos dias. Tempo deve ficar característico do outono em boa parte do Centro-Sul. Registro de dia de outono no RS
Omar Freitas/Agência RBS
Após um fim de semana com queda nas temperaturas, o tempo volta a esquentar ao longo desta semana em boa parte do Sul e do Sudeste.
De acordo com a Climatempo, a massa de ar frio deve se afastar no Brasil nos próximos dias, o que deve permitir a elevação dos termômetros.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que o clima deve ser bem característico de outono nesta semana, principalmente nos estados do Sul e em São Paulo.
“Boa parte da semana ainda vai ter uma carinha de outono, com manhãs e noites mais frias e tardes mais quentes. A temperatura vai ficar mais amena, mas não chega a fazer um calorão”, detalha.
Apesar da previsão de dias um pouco mais quentes nessa semana, a frente fria dos últimos dias não deve ser a única em abril.
🥶Segundo a Climatempo, outras duas ou três massas de ar frio de origem polar devem passar pelo Brasil neste mês, causado novas quedas de temperatura.
Temperaturas devem subir aos poucos ao longo dos próximos dias.
Inmet
Tempo instável no Sul
O meteorologista também destaca que nesta terça-feira (8) uma nova área de baixa pressão deve se formar no Sul do país, o que deve causar bastante chuva no Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Já na quarta (9), outra baixa pressão deve se formar mais próxima à costa do Sudeste, provocando chuva forte no litoral sul e também no Vale do Ribeira.
“Pega um pouco da capital paulista também, com chuva forte, mas não temporal. A área de instabilidade deve se estender até o sul de Minas Gerais”, prevê Luengo.
Também deve ter chuva forte no Mato Grosso do Sul em boa parte da semana.
Outono cdeve ter temperaturas acima da média
Chuva no Norte e no Nordeste
No Norte e no Nordeste, a tendência é que o tempo siga o mesmo padrão do que vinha sendo registrado.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue levando muita chuva para as regiões, principalmente entre o Ceará e o Amapá.
➡️ A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.
De acordo com Luengo, toda a faixa que se estende do Ceará até o Amazonas deve registrar grandes volumes de chuva nos próximos dias.
Outono começa na quinta-feira (20) com temperaturas acima da média; veja a previsão