A Ram Rampage ganhou uma nova motorização nas versões diesel. Testamos a picape, na versão Rebel, equipada com o 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 45,8 kgfm de torque.
Com preço de tabela de R$ 270.990, a Rampage traz uma condução semelhante a de alguns SUVs. O conjunto de suspensão é um dos motivos para isso.
Em picapes médias, como Ford Ranger, Volkswagen Amarok entre outras, é comum sentir a comercial leve pular um pouco mais. Isso tem relação com a construção do modelo.
A Rampage, por outro lado, tem suspensão independente, multibraço, com barra estabilizadora na traseira, o que torna a condução mais confortável durante o dia a dia. Apesar de não ser considerada como uma picape média, ela traz bons números.
Como anda?
A nova Rampage com motor 2.2 turbodiesel mudou pra melhor. A motorização deu mais fôlego a intermediária que ficou mais potente e mais econômica.
Na cidade, a dinâmica da picape é positiva, mas o consumo em trechos mais engarrafados não é dos melhores. Durante sete dias com a Rampage Rebel 2.2, as médias de consumo ficaram na casa dos 9,0 km/l.
Na estrada, contudo, é onde o conjunto se destaca. Após 253 quilômetros rodados em um percurso rodoviário, a Rampage apresentou uma média no painel de instrumentos de 14,5 km/l de diesel. O número é melhor até do que o registado pelo Inmetro (13,3 km/l).
O câmbio de nove velocidades é um dos principais motivos que fazem a picape ser econômica na estrada.
O que mudou?
Além da motorização mais potente, a Rampage Rebel 2.2 também ganhou equipamentos de assistência à condução. A picape já era equipada com o Nível 1 ADAS, mas agora passa ao Nível 2.
Com isso, o nível de segurança aumenta e inclui o Lane Centering e o piloto automático adaptativo (ACC). Agora, com a tecnologia, a Rampage Rebel turbodiesel é capaz de fazer curvas sozinha.
Além do contorno de curvas, a aceleração e a frenagem também podem ser efetuadas sem a atuação do condutor em cenários específicos.
Veja oito curiosidades sobre a Ram Rampage Rebel 2.2:
- Lanterna com bandeira EUA
Apesar de ser fabricada em Goiana (PE), a picape conta com um desenho da bandeira norte-americana nas lanternas traseiras.

- Vedação entra agua e poeira na caçamba
A caçamba não é um local muito adequado para carregar objetos mais delicados. A vedação não é das melhores, como em várias picapes, e permite a entrada de água e poeira.

- Freio a disco nas 4 rodas
Em grande maioria, as caminhonetes são equipadas com freio a tambor na traseira. Por se tratar de uma proposta mais premium, a Rampage tem freio a disco nas quatro rodas. Os pneus são Pirelli Scorpion All Terrain Plus, preparados para todos os terrenos.

- Bancos elétricos
Os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos. Isso facilita na hora de encontrar uma melhor posição para conduzir o veículo.

- Tração 4×4
A tração 4×4 distribui automaticamente a força para os dois eixos. O sistema de tração também conta com modo reduzida.
Outro conteúdo que auxilia a condução do modelo em diferentes tipos de terreno é o assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control).
- Som Harman/Kardon
A picape conta com um som de qualidade. Assinado pela Harman/Kardon, são 10 alto-falantes espalhados pelo carro para uma experiência sonora.
- Partida remota motor
Modelo pode ser ligado pela chave. A tecnologia não é nenhuma novidade, mas facilita nos dias quentes, onde o carro já vai esfriando a cabine.

- Sem câmera 360º
Ponto negativo é que a Rampage Rebel não conta com câmera 360º. O recurso facilita na hora de estacionar em vagas mais apertadas.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Ram Rampage Rebel 2.2: como anda e o que mudou na versão? no site CNN Brasil.