A causa da morte do ator Val Kilmer, que morreu aos 65 anos no início de abril, foi revelada nesta quinta-feira (10). O site TMZ divulgou o atestado de óbito revelado pelo Departamento de Saúde do Condado de Los Angeles, nos Estados Unidos, que aponta complicações causadas por uma pneumonia.
Insuficiência respiratória hipoxêmica aguda, insuficiência respiratória crônica e carcinoma espinocelular da base da língua são apontadas no documento como as causas subjacentes do óbito.
Segundo informações do TMZ, desnutrição e fístula traqueocutânea também contribuíram para a morte do ator. Val Kilmer morreu no dia 1º de abril e foi cremado no dia 7 deste mês. O site também informou que o artista ficou de cama durante meses antes de falecer.
Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com um tumor na garganta. Na época, sites chegaram a noticiar que o ator negava o tratamento do câncer por causa da sua religião, a a Christian Science Church, que prega a cura pela oração.
Em 2020, a pedido dos filhos, o ator Val Kilmer foi submetido a uma cirurgia para tratar o câncer na garganta. Depois, ele precisou passar por uma traqueostomia, um procedimento no qual os médicos colocam um tubo entre a traqueia e o pulmão.
Por causa dos procedimentos, Val Kilmer perdeu a voz. Por causa disso, o ator contou com a ajuda da inteligência artificial para recriar a sua voz como Iceman em “Top Gun: Maverick”. A participação de Kilmer emocionou Tom Cruise.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Val Kilmer tem causa da morte revelada, diz site; saiba detalhes no site CNN Brasil.