Veja cinco propostas de Daniel Noboa, candidato à reeleição no Equador

Os equatorianos votam neste domingo (13) para escolher quem será o próximo presidente do país. O atual governante do Equador, Daniel Noboa, espera vencer as eleições de 2025 e continuar governando o país por mais um mandato de quatro anos. Em meio a uma administração turbulenta, marcada pelas crises de energia elétrica e segurança, Noboa pretende cumprir suas decisões e promessas de campanha.

O plano do governo, que ele está promovendo sob a bandeira do Movimento de Ação Democrática Nacional (ADN), concentra-se principalmente em dar continuidade ao projeto político que o levou a se tornar o presidente mais jovem a assumir o cargo em 2023. Estas são as suas principais propostas:

Combate à insegurança

Em seu novo plano de governo, Noboa propõe “desenhar e implementar políticas de segurança pública de acordo com o atual cenário de riscos e ameaças”, fortalecer as ações de combate ao crime organizado e ao narcotráfico e implementar ações por meio do Bloco de Segurança para conter e reduzir a violência criminal.

Crise energética

O plano prevê que “devem ser implementadas ações para garantir a continuidade do serviço, bem como promover projetos que visem uma energia mais sustentável e ecologicamente correta”. Para isso, propõe a geração de energia renovável não tradicional que amplie a oferta energética.

Desenvolvimento econômico

Enfatiza a promoção do desenvolvimento econômico “sustentável e equitativo” para gerar empregos decentes e reduzir o emprego informal. Propõe uma “Política Nacional de Desenvolvimento Industrial” com o objetivo de gerar cadeias de valor agregado e diversificar a economia por meio de investimentos em infraestrutura.

Infraestrutura, desenvolvimento rodoviário e habitação

Será elaborado um Plano Anual de Investimentos para infraestrutura, favorecendo aquelas que “gerarem maior número de empregos e vínculos produtivos”. Para recuperar o investimento em estradas, portos e telecomunicações, será estabelecido um “ambiente favorável e sinérgico para o investimento privado”.

Combate à corrupção

Propõe o fortalecimento do apoio do Governo Central aos diversos órgãos de fiscalização para que possam investigar casos de corrupção, respeitando a separação de poderes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja cinco propostas de Daniel Noboa, candidato à reeleição no Equador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.