UTIs dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru estão entre as melhores do Brasil

Unidades de terapia intensiva das instituições do Grupo Marista se destacaram em avaliação que monitorou qualidade de mais de 20 mil leitos no país

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) divulgou a lista de unidades de terapia intensiva (UTIs) reconhecidas por sua excelência em 2025. Ao todo, 800 hospitais foram monitorados pelo Projeto UTIs Brasileiras ao longo de 2024. A certificação é dividida em duas categorias: Top Performer, destinada às UTIs que figuram entre as 33% melhores do país, e UTI Eficiente, atribuída às unidades que apresentam desempenho acima da média estabelecida. Entre as instituições reconhecidas estão os hospitais da frente de saúde do Grupo Marista. O Hospital Universitário Cajuru recebeu o selo de Top Performer, enquanto o Hospital São Marcelino Champagnat foi reconhecido como UTI Eficiente. 

Desde 2016, a premiação destaca a excelência do atendimento prestado por unidades de saúde de todo o Brasil, garantindo à população um atendimento de qualidade para pacientes em estado crítico. “Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica, mesmo em contextos desafiadores”, explica a presidente da Amib, Patrícia Mello.

Cuidado avançado e humanizado

A coordenadora das UTIs dos hospitais do Grupo Marista, Viviane Chaiben, reforça que conquistas como essa só são possíveis por meio de um trabalho de qualidade, sempre baseado em evidências científicas e no constante avanço do conhecimento médico. “É a combinação entre tecnologia, equipamentos de ponta e execução meticulosa das práticas médicas que assegura a precisão dos resultados”, analisa. “Nossa atuação deve focar no melhor para o paciente, considerando seu prognóstico e antecipando problemas com estudo e monitoramento contínuos”, complementa.

“Aqui, a segurança do paciente e a excelência no atendimento não são apenas diretrizes, mas verdadeiros pilares. Investimos continuamente na capacitação dos profissionais, que seguem rigorosos padrões internacionais para garantir um cuidado de qualidade, humano e eficiente”, afirma o diretor-geral dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto. “Os reconhecimentos são um reflexo daquilo que construímos no dia a dia de cuidado com o paciente. Recentemente o Hospital Universitário Cajuru tornou-se o único 100% SUS do Paraná a obter a acreditação ONA Nível 3, o mais alto reconhecimento de qualidade na saúde no Brasil, enquanto o Hospital São Marcelino Champagnat é a única instituição do Paraná e uma das 37 no Brasil certificadas pela Joint Commission International (JCI), conquistas que reforçam a excelência e a segurança no atendimento dos hospitais Maristas”, complementa.

Sobre o Hospital São Marcelino Champagnat

O Hospital São Marcelino Champagnat faz parte do Grupo Marista e nasceu com o compromisso de atender seus pacientes de forma completa e com princípios médicos de qualidade e segurança. É referência em procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nas especialidades destacam-se: cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia geral e bariátrica, além de serviços diferenciados de check-up. Planejado para atender a todos os quesitos internacionais de qualidade assistencial, é o único do Paraná certificado pela Joint Commission International (JCI).

Sobre o Hospital Universitário Cajuru

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.