Quando é o Enem 2025? Confira o que já se sabe sobre as provas

Os candidatos que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2025 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição.

Os pedidos podem ser feitos pela Página do Participante até o dia 25 de abril. Apesar disso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela organização das provas, não divulgou as datas em que os candidatos poderão fazer a inscrição. A expectativa é que o edital completo seja divulgado até o final do mês de maio.

Também ainda não foram divulgadas as datas de aplicação do Enem. Tradicionalmente, as provas são divididas em dois dias. No primeiro, são aplicadas as de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Ciências Humanas e Redação. Já no segundo, são realizadas as de Matemática e Ciências da Natureza.

Em 2024, elas foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, respectivamente. Foram 4.325.960 candidatos confirmados. A taxa de abstenção foi de 26,6% no primeiro dia, e de 30,6% no segundo.

Além da isenção, os participantes já podem enviar, até 25 de abril pela Página do Participante, as justificativas de ausência. Isso é necessário nos casos das pessoas em que foram contempladas com a isenção no ano passado, não compareceram nos dois dias do Enem, e queiram solicitar a gratuidade novamente neste ano.

Tanto o resultado do pedido de isenção, quanto o de justificativa, serão divulgados no dia 12 de maio. O período de recursos, no caso dos pedidos que forem negados, vai de 12 de maio a 16 de maio. O resultado final será conhecido em 22 de maio.

Enem: Veja fatos históricos e atuais que podem cair na prova

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quando é o Enem 2025? Confira o que já se sabe sobre as provas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.