Recentemente, a cantora Simone Mendes, de 40 anos, dona de uma das vozes mais marcantes do sertanejo, passou por uma transformação no corpo. A famosa perdeu cerca de 30 quilos e passou por cirurgias para retirada do excesso de pele. Em entrevista ao programa ‘Mais Você’, da Globo, ela contou que se prepara para outros procedimentos estéticos — o que faz parte do que os especialistas chamam de harmonização corporal.
“A harmonização corporal é um termo criado para um tratamento mais abrangente do corpo, considerando diversos aspectos, como flacidez, qualidade da pele e gordura. Esse conceito engloba todos os procedimentos voltados para a melhora estética e funcional do corpo, garantindo um aspecto mais harmônico”, explica o cirurgião plástico Carlos Tagliari à reportagem de IstoÉ Gente.
Segundo o profissional, para alcançar esse objetivo, são necessários diferentes tipos de tratamentos, que vão desde os mais clínicos, realizados em consultório, até os cirúrgicos. “Entre os procedimentos clínicos, destacam-se o uso de aparelhos para firmeza da pele, radiofrequência, bioestimuladores e microagulhamento, que promovem melhorias na qualidade da pele de forma menos invasiva. Já os tratamentos cirúrgicos incluem lipoescultura e remoção do excesso de pele, como abdominoplastia, cruroplastia (cirurgia das coxas) e braquioplastia (cirurgia dos braços)”, destaca.
O Dr. Carlos Tagliari ainda diz que a escolha do procedimento adequado depende de cada caso. “Pacientes que passaram por um grande emagrecimento, por exemplo, geralmente necessitam de cirurgias mais extensas, como a lipoescultura associada à abdominoplastia ou à cruroplastia. Já aqueles que buscam apenas um melhor contorno corporal podem se beneficiar apenas da lipoescultura, que pode ser combinada com tecnologias que promovem a retração e a firmeza da pele durante o procedimento.”
“A harmonização corporal não se resume a um único tratamento, mas sim a um conjunto de procedimentos pensados para alcançar o melhor resultado estético e funcional. Embora essa abordagem já fosse utilizada antes, o termo ‘harmonização corporal’ ajuda a englobar e dar nome a essa visão mais completa. Atualmente, muitas clínicas já oferecem um portfólio completo, que inclui tanto tratamentos de manutenção realizados em consultório quanto procedimentos cirúrgicos mais invasivos e definitivos”, completa.