Papa Francisco faz 1º passeio de papamóvel desde internação

VATICANO, 20 ABR (ANSA) – O papa Francisco fez um giro de papamóvel em meio aos 35 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, para a missa e a bênção de Páscoa, neste domingo (20).   

Essa é a primeira vez desde que foi internado com pneumonia, em 14 de fevereiro, que o pontífice de 88 anos subiu em um papamóvel para saudar os peregrinos católicos.   

Antes do passeio pela praça, Francisco apareceu na loggia central da Basílica de São Pedro para acompanhar a leitura da mensagem “Urbi et Orbi” (“À cidade e ao mundo”), preparada pelo próprio Jorge Bergoglio e lida pelo mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, Diego Ravelli.   

Com visíveis dificuldades para falar e a voz frágil, o Papa desejou “boa Páscoa” aos fiéis e foi aplaudido pela multidão.   

Bergoglio não conseguiu ler o texto porque ainda se recupera de uma pneumonia bilateral que o manteve quase 40 dias internado em um hospital de Roma e o deixou à beira da morte.   

O pontífice de 88 anos recebeu alta em 23 de março e, desde então, vem se mantendo recluso a maior parte do tempo na Casa Santa Marta, sua residência oficial no Vaticano.   

Ele deve ficar de repouso pelo menos até o fim de maio, enquanto realiza sessões diárias de fisioterapia para retomar plenamente a capacidade respiratória e de fala. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.