UFRA reabre vestibular exclusivo para pessoas trans


Ao todo, 42 cursos estão com vagas abertas aos que forem aprovados na seleção. Confira como se inscrever. niversidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Divulgação
A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) reabriu a seleção exclusiva para pessoas trans em 42 cursos.
Segundo a instituição, o Processo Seletivo Especial (PSE) Transgênero 2025 é voltado exclusivamente para pessoas transgêneros, transexuais e travestis e busca promover o acesso destas pessoas ao ensino superior.
🎓 As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia cinco de maio, por meio do Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA), no link.
Ao todo, segundo o edital, são 46 vagas distribuídas em 42 cursos de graduação nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açú.
Para participar, é preciso que as pessoas pessoas trans tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2020 e 2024, com nota mínima de 450 pontos e sem nota zero na redação. Caso tenha feito o Enem mais de uma vez, é possível escolher a nota a ser utilizada.
📑 Documentos necessários
Os documentos devem estar em arquivo único em PDF. São estes:
autodeclaração de pessoa trans, disponível no Anexo II do edital, assinada;
documento de identidade com nome social ou certidão de inteiro teor com retificação de pronome/gênero;
protocolo de solicitação de retificação, contendo nome social e dados que confirmem a identidade trans;
A documentação completa deverá ser entregue até seis meses após a entrada na universidade.
Sobre a política de cotas, a Ufra informou que destinou 2% das vagas totais para o público trans, após recomendação do Ministério Público do Pará (MPPA). A criação do PSE Transgênero envolveu um grupo de trabalho com 12 integrantes, entre docentes, técnicos, discentes e pessoas trans. A resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em dezembro de 2024.
📆 Cronograma do PSE Transgênero 2025
17/03 – publicação do edital.
20/03 a 05/05 – período de inscrições.
15/05 – homologação das inscrições.
14/06 – divulgação do resultado.
A partir de 15/06 – habilitação da matrículaInício das aulas: 19 de maio, com exceção dos cursos de Enfermagem (Parauapebas) e Letras (Tomé-Açu), que começam no segundo semestre.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.