O ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius Marques De Carvalho, disse em entrevista à CNN nesta quarta-feira (23) que a maioria dos aposentados analisados pelo órgão não haviam autorizado os descontos feitos por associações.
“Entrevistamos 1.300 aposentados vinculados a 29 associações. E nós descobrimos que a maioria desses aposentados não conheciam essas instituições e portanto não haviam autorizado nenhum desconto”, disse Carvalho em participação no CNN 360º.
Operação sobre fraude
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, pediu demissão nesta quarta-feira (23) após ser afastado do cargo no âmbito da operação da CGU e da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na entidade.
Segundo a PF, foram identificados descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados. Esses valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.
Qualquer desconto precisa ter autorização prévia do beneficiário para acontecer. A única exceção é para casos envolvendo decisão judicial.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Maioria dos aposentados não autorizaram desconto nos salários, diz ministro no site CNN Brasil.