
A Prefeitura de Uberlândia afirmou que a decisão foi unilateral e partiu do órgão policial. Em nota, a PM informou que o meio oficial de acionamento da polícia é o 190, autorizado pelo Estado de Minas Gerais. Aplicativo “Salve Maria” não será mais atendido pela Polícia Militar em Uberlândia
Aacom SEMUDH
A Polícia Militar (PM) de Uberlândia não acompanhará ou atenderá solicitações realizadas diretamente pelo aplicativo “Salve Maria”, ferramenta criada para denúncias de casos de violência contra a mulher.
O anúncio foi repassado pela Prefeitura Municipal na terça-feira (22), que afirmou que a decisão unilateral partiu do órgão policial. A PM não acompanhará, inclusive, as solicitações feitas no aplicativo através do “botão de pânico”.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo o Município, a PM justificou que a decisão foi baseada na “necessidade de garantir um processo de atendimento alinhado às normas e procedimentos internos”.
O aplicativo era operado pela polícia por meio de um convênio com a Prefeitura, que foi instituído em 2019. Ainda de acordo com a Prefeitura, a ferramenta foi baixada por mais de 13 mil mulheres, até 2025, e usada para a averiguação e salvamento emergencial mais de mil vezes.
O Município informou que vai solicitar ao comando da PM que reconsidere a decisão e volte a atender o aplicativo. Além disso, também solicitou apoio da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, que participou da idealização do projeto, quando era secretária municipal de Uberlândia.
A assessoria de imprensa da deputada informou que ela tem pressionado a revogação da decisão, por meio de ofício enviado ao Governo de Minas e através das redes sociais.
Em nota, a PM informou que o meio oficial de acionamento do órgão é o número 190, autorizado pelo Estado de Minas Gerais. O canal tem como objetivo universalizar o atendimento de urgência e emergência. Veja abaixo a nota na íntegra.
O que diz a Polícia Militar
“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da 9ª Região da Polícia Militar, esclarece que o aplicativo Salve Maria foi uma tecnologia desenvolvida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), em parceria com a Secretaria Municipal de Governo, tendo sua atuação restrita ao município de Uberlândia.
Contudo, o meio oficial de acionamento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), autorizado pelo Estado de Minas Gerais, é o tridígito 190. Esse canal tem como objetivo universalizar o atendimento de urgência e emergência, permitindo uma coordenação, controle e gestão mais eficientes por parte do COPOM.
Cabe salientar que, no dia 21 de março de 2025, foi implementado em todo o Estado de Minas Gerais o App Cidadão, aplicativo oficial do Governo do Estado, como mais uma alternativa para a solicitação de serviços emergenciais. O acesso pode ser realizado por três meios: pelo site www.emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo MG App (do Governo de Minas) ou pelo Telegram, buscando “Emergência MG” na ferramenta de pesquisa.”
LEIA TAMBÉM:
Aplicativo para mulheres vítimas de violência em Uberlândia recebe mais de 300 chamadas em dois meses
Aplicativo ‘Salve Maria’ para denúncias de mulheres em Uberlândia está disponível para celulares IOS
Nova Casa da Mulher é inaugurada e aplicativo ‘Salve Maria’ para denúncias de violência é lançado em Uberlândia
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas