Cardeais se reúnem em Congregação Geral antes do funeral do papa Francisco

Os cardeais estão reunidos no Vaticano nesta sexta-feira (25), véspera do funeral do papa Francisco, para a quarta Congregação Geral.

As Congregações Gerais são uma série de reuniões que ocorrem nos dias que antecedem o início de um conclave e onde se define um perfil das qualidades necessárias para o próximo pontífice.

Os cardeais são os colaboradores mais próximos de um papa, administrando departamentos importantes na Santa Sé e em dioceses ao redor do mundo.

Quando um pontífice morre ou renuncia, os cardeais com menos de 80 anos podem participar de um conclave secreto para escolher entre si o novo líder da Igreja Católica Romana, com quase 1,4 bilhão de membros.

A complexa votação revelará se os atuais cardeais, a maioria deles nomeados por Francisco, acreditam que sua adesão aos valores sociais liberais e sua agenda de reformas progressistas foram longe demais e se um período de contenção é necessário.

Morte do papa Francisco 

O papa Francisco morreu aos 88 anos, na segunda-feira (21), após sofrer um AVC seguido de uma insuficiência cardíaca.

É improvável que um conclave para escolher um novo pontífice comece antes da terça-feira, 6 de maio.

Os cardeais presentes em Roma se reúnem quase diariamente, principalmente para discutir questões logísticas.

Cerca de 113 dos 252 cardeais do mundo estavam presentes na reunião de quinta-feira (24), informou o Vaticano.

O caixão de Francisco será selado em uma cerimônia privada na noite desta sexta-feira (25), liderada por oito cardeais católicos, incluindo um prelado americano que tem enfrentado críticas por sua condução de casos de abuso sexual.

Entre os presentes também estarão os secretários do pontífice.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cardeais se reúnem em Congregação Geral antes do funeral do papa Francisco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.