O ex-presidente americano Joe Biden e sua esposa, Jill, assistirão, neste sábado (25), em Roma ao funeral do papa Francisco, com quem o político democrata tinha uma relação particularmente estreita, indicou seu gabinete à AFP.
Seus porta-vozes esclareceram que o casal viaja de forma independente e não no avião do atual presidente, o republicano Donald Trump, que também comparecerá ao funeral.
Cerca de 50 chefes de Estado eleitos e dez soberanos reinantes confirmaram até agora sua participação, segundo o Vaticano.
Biden, católico fervoroso, expressou reiteradas vezes seu afeto e admiração pelo papa Francisco, com quem manteve várias conversas oficiais e privadas. O ex-presidente mantinha uma foto de ambos no Salão Oval.
O democrata havia planejado visitar o Vaticano ao final de seu mandato, em janeiro passado, para entregar pessoalmente ao líder da Igreja católica a “Medalha Presidencial da Liberdade”, a mais alta honraria civil dos Estados Unidos.
No entanto, teve que cancelar a viagem devido ao início de diversos incêndios na região de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos.
aue/bar/llu/nn/dd/aa