O líder norte-coreano, Kim Jong-un, participou da cerimônia de lançamento de um “novo contratorpedeiro multiuso” com 5 mil toneladas, informou a mídia estatal KCNA neste sábado (26).
O navio de guerra foi equipado com as “armas mais poderosas” e construído “em cerca de 400 dias, perfeitamente com nossa própria força e tecnologia”, segundo Jo Chun Ryong, secretário do Partido dos Trabalhadores.
Kim, em um discurso no lançamento relatado pela KCNA, disse que o navio de guerra seria entregue à marinha e entraria em serviço no início do próximo ano.
Imagens da televisão estatal norte-coreana KRT mostraram o líder norte-coreano chegando a Nampho com sua filha Ju Ae, após viajar de trem para a cidade portuária ocidental.
“Se os EUA continuarem a renovar seu histórico nos protestos contra o poder militar, não teremos escolha a não ser renová-lo no exercício de dissuasão estratégica”, declarou em transmissão na TV.
Kim Yo Jong, a poderosa irmã de Kim Jong Un, também apareceu nas imagens da TV.
O lançamento do navio, que ocorreu na sexta-feira no estaleiro de construção naval militar de Nampho, marcou uma nova era na “grande construção de frota ao estilo Kim Jong Un”, informou a KCNA, citando o Vice-Almirante Pak Kwang Sop.
O navio foi nomeado “Choe Hyon”, em homenagem ao combatente revolucionário antijaponês de mesmo nome, segundo a reportagem.
No início deste mês, a Reuters noticiou que a nova classe de navios de guerra da Coreia do Norte era capaz de acomodar dezenas de células de lançamento vertical para transportar mísseis que suas forças armadas já desenvolveram, citando a análise de uma imagem de satélite.
Kim também afirmou que fortes capacidades de ataque preventivo eram o “dissuasor de guerra mais convincente” e que não havia limite para o escopo de tais ataques.
“O ambiente de segurança do nosso país é muito grave neste momento”, disse o líder, citado pela KCNA, ao prometer construir uma frota para operações em mar aberto.
Ele também agradeceu aos trabalhadores e técnicos pela construção do novo contratorpedeiro, que foi “fiel à linha do partido de fortalecer as forças navais”, ainda segundo a mídia estatal.
Kim também afirmou que os Estados Unidos estavam implantando ativos estratégicos na Península Coreana regularmente.
O bombardeiro estratégico B-1B foi usado em um exercício militar conjunto entre a Coreia do Sul e os EUA no início deste mês, juntamente com caças, de acordo com o Ministério da Defesa de Seul.
Bombardeiros B-1B têm participado regularmente de exercícios militares conjuntos nos últimos anos. A Coreia do Norte condena os exercícios como um ensaio para a guerra. Seul afirma que são puramente defensivos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Norte lança novo navio de guerra com 5 mil toneladas no site CNN Brasil.